Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Ocupação artística no Ensino Médio
18 Mai 2017

Quem chegava à Unidade Baumann na quarta-feira, dia 3 de maio, logo percebia algo diferente: pelos corredores, os alunos da 3ª série do EM passavam pra lá e pra cá carregando colas, tesouras, tintas, espelhos, papéis e fotografias. Eram os ajustes finais para a montagem da ocupação artística que transformou diferentes espaços do prédio em obras de arte.

Nessa atividade, finalização do projeto Arte e Sociedade, a turma foi dividida em 12 coletivos, cujo desafio era propor um artefato que dialogasse com alguma obra visitada e com as pesquisas realizadas durante o projeto. Diante das várias etapas – planejamento, texto de justificativa, providências para conseguir os materiais necessários, montagem da obra e recepção dos visitantes –, cada aluno pôde encontrar sua função no grupo.

Para Ricardo Cestari Giorgi, do coletivo oito, a parte mais difícil foi chegar a um acordo: “Queríamos que todos apoiassem a ideia. Havia um consenso na escolha do tema, mas não na forma”, conta. “Depois dessa etapa, cada um assumiu um papel e as tarefas se equilibraram”. Com a instalação “Parasita”, o grupo pretendia mostrar os dois lados de um impulso. Para isso, fez uma performance com duas pessoas separadas por um corredor de espelhos, sugerindo que elas podem ser vistas como uma só. “Eu adorei o resultado, teve uma fila tão grande que tivemos de aumentar o número de visitantes que entrava a cada performance. Todos saíram com a expressão que a gente esperava. Esse projeto não pode morrer”, concluiu o estudante.

Os temas escolhidos pelos coletivos foram bem variados, de futebol, ambientalismo, psicologia a questões sociais. Com “Apoteose Não-Newtoniana”, o Coletivo nove buscou referências no lúdico para produzir uma obra que proporcionasse uma surpresa ao visitante. “Nosso coletivo se inspirou na obra Jungle Jam, do Coletivo Chelpa Ferro, e quis proporcionar algo divertido. Ver as pessoas voltando para rever nossa obra fez a gente perceber que atingimos o nosso objetivo”, conta a aluna Francesca Colucci Ribeiro. Ela explica as dificuldades enfrentadas: “Inicialmente, a gente fez um projeto megalomaníaco; depois, percebeu que não seria possível e mudou de última hora”.

Para a professora de Arte Contemporânea, Maria Celina Pinto de Gusmão, o projeto conseguiu cumprir o objetivo de aproximar os alunos da produção artística contemporânea, não só como receptores ou espectadores, mas também como ‘fazedores’, e, a partir disso, conseguiu propiciar uma síntese dos conceitos aprendidos durante toda a formação escolar.

Segundo Celina, a arte contemporânea, muitas vezes, é tida como impenetrável e incompreensível. “Nesse sentido, o processo dos alunos foi o mesmo: no começo, a maioria dos grupos insistia num tom muito literal, didático, com uma preocupação quase exclusiva de que as intervenções fossem totalmente compreendidas pelos demais.
Orientamos os alunos a olharem para a forma de apresentar, para as escolhas feitas e para as questões colocadas na obra, a fim de garantir que houvesse espaço para a leitura e a interpretação do espectador. E muitos grupos conseguiram atingir esse objetivo, com resultados surpreendentes.”

O projeto Arte e Sociedade incluiu visitas a museus de arte contemporânea na cidade de São Paulo e uma viagem ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

 

destaques

prev
next

A vez dos vilões

A 10ª edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta grandes vilões da literatura universal presentes no acervo do Vera. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Acolhimento como ética da aprendizagem
20 Abr 2018
Quando nos sentimos acolhidos, estamos disponíveis para nossos movimentos de brincadeira, indagação,...
+
A Leitura Está em Perigo?
13 Abr 2018
Esse foi o título de um dos fóruns do Congresso Internacional de Leitura 2018, realizado...
+
Parabéns aos nossos universitários!
02 Abr 2018
A cada início de ano, recebemos as boas notícias trazidas por nossos ex-alunos do Ensino...
+
O espetáculo vai começar: Extremismo
26 Mar 2018
Na segunda feira, 19 de março, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentou a peça...
+
Como a arte representa a vida?
22 Mar 2018
Na quinta feira, 15 de março, os alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram...
+
Cidadãos do mundo
21 Mar 2018
“Due to all that expectation, we were nervous about taking the test. Not only because of the...
+
Aquecimento para o vestibular
21 Mar 2018
No sábado, 17 de março, 130 alunos da 2a e 3a série do Ensino Médio realizaram...
+
No universo da Física de Partículas
19 Mar 2018
Como o desafio de entender a estrutura fundamental da matéria, um grupo de estudantes da 2ª...
+
Temporada de jogos
19 Mar 2018
Está aberta a temporada de jogos para os alunos dos treinamentos esportivos do Ensino Médio!...
+
Intervenções artísticas na Biblioteca e no Ateliê de Arte
16 Mar 2018
No início deste ano letivo, os alunos do 4° ano foram instigados a olhar para o espaço...
+
De mãos em mãos
08 Mar 2018
A Troca Solidária, campanha de reutilização de materiais e uniformes escolares...
+