Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Ocupação artística no Ensino Médio
18 Mai 2017

Quem chegava à Unidade Baumann na quarta-feira, dia 3 de maio, logo percebia algo diferente: pelos corredores, os alunos da 3ª série do EM passavam pra lá e pra cá carregando colas, tesouras, tintas, espelhos, papéis e fotografias. Eram os ajustes finais para a montagem da ocupação artística que transformou diferentes espaços do prédio em obras de arte.

Nessa atividade, finalização do projeto Arte e Sociedade, a turma foi dividida em 12 coletivos, cujo desafio era propor um artefato que dialogasse com alguma obra visitada e com as pesquisas realizadas durante o projeto. Diante das várias etapas – planejamento, texto de justificativa, providências para conseguir os materiais necessários, montagem da obra e recepção dos visitantes –, cada aluno pôde encontrar sua função no grupo.

Para Ricardo Cestari Giorgi, do coletivo oito, a parte mais difícil foi chegar a um acordo: “Queríamos que todos apoiassem a ideia. Havia um consenso na escolha do tema, mas não na forma”, conta. “Depois dessa etapa, cada um assumiu um papel e as tarefas se equilibraram”. Com a instalação “Parasita”, o grupo pretendia mostrar os dois lados de um impulso. Para isso, fez uma performance com duas pessoas separadas por um corredor de espelhos, sugerindo que elas podem ser vistas como uma só. “Eu adorei o resultado, teve uma fila tão grande que tivemos de aumentar o número de visitantes que entrava a cada performance. Todos saíram com a expressão que a gente esperava. Esse projeto não pode morrer”, concluiu o estudante.

Os temas escolhidos pelos coletivos foram bem variados, de futebol, ambientalismo, psicologia a questões sociais. Com “Apoteose Não-Newtoniana”, o Coletivo nove buscou referências no lúdico para produzir uma obra que proporcionasse uma surpresa ao visitante. “Nosso coletivo se inspirou na obra Jungle Jam, do Coletivo Chelpa Ferro, e quis proporcionar algo divertido. Ver as pessoas voltando para rever nossa obra fez a gente perceber que atingimos o nosso objetivo”, conta a aluna Francesca Colucci Ribeiro. Ela explica as dificuldades enfrentadas: “Inicialmente, a gente fez um projeto megalomaníaco; depois, percebeu que não seria possível e mudou de última hora”.

Para a professora de Arte Contemporânea, Maria Celina Pinto de Gusmão, o projeto conseguiu cumprir o objetivo de aproximar os alunos da produção artística contemporânea, não só como receptores ou espectadores, mas também como ‘fazedores’, e, a partir disso, conseguiu propiciar uma síntese dos conceitos aprendidos durante toda a formação escolar.

Segundo Celina, a arte contemporânea, muitas vezes, é tida como impenetrável e incompreensível. “Nesse sentido, o processo dos alunos foi o mesmo: no começo, a maioria dos grupos insistia num tom muito literal, didático, com uma preocupação quase exclusiva de que as intervenções fossem totalmente compreendidas pelos demais.
Orientamos os alunos a olharem para a forma de apresentar, para as escolhas feitas e para as questões colocadas na obra, a fim de garantir que houvesse espaço para a leitura e a interpretação do espectador. E muitos grupos conseguiram atingir esse objetivo, com resultados surpreendentes.”

O projeto Arte e Sociedade incluiu visitas a museus de arte contemporânea na cidade de São Paulo e uma viagem ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

 

destaques

prev
next

Calendário 2º semestre de 2017

Estão disponíveis os calendários do 2º semestre de 2017 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Revista Ler: Brasil Literário

A nova edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta um mapa literário com escritores relevantes de cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer os escritores selecionados e conferir as obras disponíveis em nossas bibliotecas. Boa leitura!

notícias

À sua escolha
14 Nov 2017
Na quinta-feira, dia 16 de novembro, na Unidade Baumann, será lançado o livro “Distolencentopografia...
+
Inspiração na infância
09 Nov 2017
Na quarta-feira, dia 18 de outubro, os alunos e professores do 7º ano receberam o escritor Ignácio...
+
Semana da cultura
09 Nov 2017
Durante a Semana da Cultura, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, na Unidade Dona Elisa, os diferentes...
+
Ficção e verdade na Antiguidade
09 Nov 2017
O que autores antigos como Homero, Hesíodo, Heródoto e Tucídides têm a ver...
+
"Trick or treat"
09 Nov 2017
À solta, bruxas, vampiros, palhaços e fantasmas povoaram o prédio do Inglês...
+
Pesquisa científica no Ensino Médio
03 Nov 2017
 Na segunda-feira, 9 de outubro, os alunos da 3ª série apresentaram os trabalhos finais...
+
Grupo 3 na Cia. dos Bichos
03 Nov 2017
Na quarta-feira, dia 25 de outubro, as crianças do G3 estiveram na Cia. dos Bichos, fazendinha...
+
Alunos do EM na Mostra Conexões de Teatro Jovem
03 Nov 2017
Mais uma vez, o grupo de teatro do Ensino Médio emocionou os espectadores. Com plateia lotada,...
+
Pesquisa em processo
01 Nov 2017
No sábado, dia 28 de outubro, a pós-graduação Livros, Crianças e...
+
Vivência conjunta no Ensino Fundamental
30 Out 2017
Pais, alunos e equipe do 7º ano tiveram, no sábado, dia 21 de outubro, uma manhã...
+
Empreendedorismo e criatividade
30 Out 2017
No sábado, 14 de outubro, a miniempresa Flytz  representou o Ensino Médio do Vera...
+
destaques
acontece no Vera Cruz

eventos

  • Aguarde os eventos!