Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Ocupação artística no Ensino Médio
18 Mai 2017

Quem chegava à Unidade Baumann na quarta-feira, dia 3 de maio, logo percebia algo diferente: pelos corredores, os alunos da 3ª série do EM passavam pra lá e pra cá carregando colas, tesouras, tintas, espelhos, papéis e fotografias. Eram os ajustes finais para a montagem da ocupação artística que transformou diferentes espaços do prédio em obras de arte.

Nessa atividade, finalização do projeto Arte e Sociedade, a turma foi dividida em 12 coletivos, cujo desafio era propor um artefato que dialogasse com alguma obra visitada e com as pesquisas realizadas durante o projeto. Diante das várias etapas – planejamento, texto de justificativa, providências para conseguir os materiais necessários, montagem da obra e recepção dos visitantes –, cada aluno pôde encontrar sua função no grupo.

Para Ricardo Cestari Giorgi, do coletivo oito, a parte mais difícil foi chegar a um acordo: “Queríamos que todos apoiassem a ideia. Havia um consenso na escolha do tema, mas não na forma”, conta. “Depois dessa etapa, cada um assumiu um papel e as tarefas se equilibraram”. Com a instalação “Parasita”, o grupo pretendia mostrar os dois lados de um impulso. Para isso, fez uma performance com duas pessoas separadas por um corredor de espelhos, sugerindo que elas podem ser vistas como uma só. “Eu adorei o resultado, teve uma fila tão grande que tivemos de aumentar o número de visitantes que entrava a cada performance. Todos saíram com a expressão que a gente esperava. Esse projeto não pode morrer”, concluiu o estudante.

Os temas escolhidos pelos coletivos foram bem variados, de futebol, ambientalismo, psicologia a questões sociais. Com “Apoteose Não-Newtoniana”, o Coletivo nove buscou referências no lúdico para produzir uma obra que proporcionasse uma surpresa ao visitante. “Nosso coletivo se inspirou na obra Jungle Jam, do Coletivo Chelpa Ferro, e quis proporcionar algo divertido. Ver as pessoas voltando para rever nossa obra fez a gente perceber que atingimos o nosso objetivo”, conta a aluna Francesca Colucci Ribeiro. Ela explica as dificuldades enfrentadas: “Inicialmente, a gente fez um projeto megalomaníaco; depois, percebeu que não seria possível e mudou de última hora”.

Para a professora de Arte Contemporânea, Maria Celina Pinto de Gusmão, o projeto conseguiu cumprir o objetivo de aproximar os alunos da produção artística contemporânea, não só como receptores ou espectadores, mas também como ‘fazedores’, e, a partir disso, conseguiu propiciar uma síntese dos conceitos aprendidos durante toda a formação escolar.

Segundo Celina, a arte contemporânea, muitas vezes, é tida como impenetrável e incompreensível. “Nesse sentido, o processo dos alunos foi o mesmo: no começo, a maioria dos grupos insistia num tom muito literal, didático, com uma preocupação quase exclusiva de que as intervenções fossem totalmente compreendidas pelos demais.
Orientamos os alunos a olharem para a forma de apresentar, para as escolhas feitas e para as questões colocadas na obra, a fim de garantir que houvesse espaço para a leitura e a interpretação do espectador. E muitos grupos conseguiram atingir esse objetivo, com resultados surpreendentes.”

O projeto Arte e Sociedade incluiu visitas a museus de arte contemporânea na cidade de São Paulo e uma viagem ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

 

notícias

Botânica na praça
26 Mai 2017
A manhã da terça-feira, dia 16 de maio, ainda estava fria quando os alunos do 7º...
+
Cognição intuitiva e ampliada
25 Mai 2017
Os profissionais do Vera Cruz participaram, na noite de quinta-feira, dia 18 de maio, de uma palestra...
+
Alquimias olfativas
24 Mai 2017
Da mistura entre água e alguns tipos de ervas, durante um momento de Atividade Diversificada,...
+
Espaço de trocas
23 Mai 2017
Acontece no sábado, dia 27 de maio, o IX Congresso Icloc de Práticas na Sala de Aula,...
+
Direitos humanos no palco do EM
23 Mai 2017
Na quinta-feira, dia 4 de maio, as salas de aula do Ensino Médio se transformaram em palco por...
+
Nova Escola
23 Mai 2017
“Qualquer prova na Educação Infantil é um verdadeiro teatro”. A opinião...
+
Aprendizagem significativa
19 Mai 2017
Para encerrar um projeto envolvendo conteúdos de Ciências – com foco em répteis,...
+
Ocupação artística no Ensino Médio
18 Mai 2017
Quem chegava à Unidade Baumann na quarta-feira, dia 3 de maio, logo percebia algo diferente:...
+
De olho no céu
17 Mai 2017
Na quarta-feira, dia 10 de maio, um grupo de alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º ano...
+
Motores aquecidos para o trabalho de campo em Extrema
15 Mai 2017
Analisar uma situação real do cotidiano a partir de referenciais teóricos e conceitos...
+
Leitura fora de casa
15 Mai 2017
Na tarde de sexta-feira, dia 5 de maio, os alunos do 4º ano D visitaram o Colégio Santa...
+
destaques
acontece no Vera Cruz

eventos

  • Aguarde os eventos!