Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Como a arte representa a vida?
15 Mar 2017

As turmas da 3ª série do Ensino Médio participaram das primeiras atividades relacionadas ao Projeto Arte e Sociedade neste início de semestre. Nos dias 7 e 9 de março, elas visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), no Ibirapuera, e a Galeria Choque Cultural, na Vila Madalena.

Em dois andares do MAC, os alunos conferiram a coleção do acervo com mais de 160 obras consideradas as mais expressivas do museu, num profundo mergulho em peças da primeira e segunda metade do século XX. Ainda no prédio, visitaram a exposição “A casa” com obras distribuídas não por ordem cronológica ou autoral, mas pela representação dos papéis que cada uma cumpriria em sua função de domesticidade, com elementos que surpreendem e contrariam as expectativas em relação a um objeto que poderia ser útil, mas não é.

Na Galeria Choque, que promove arte de rua e novas linguagens contemporâneas, com lambe-lambe de poesia, grafite e pichações, os alunos tiveram uma conversa com o curador Baixo Ribeiro. Dentre as obras, puderam interagir com o skate coletivo de Guilherme Teixeira, que precisa de duas a cinco ou mais pessoas para funcionar em toda a sua plenitude e se transformar num gira-gira.

“A proposta do Projeto [Arte e Sociedade] é provocar uma reflexão acerca do sentido da arte no mundo contemporâneo e em nossa sociedade”, destaca a coordenadora do EM, Ana Bergamin. O professor de Geografia e orientador da série Carlos Alberto José de Carvalho complementa: “Como a arte representa a vida? Esta é a pergunta-chave do projeto, lembrando que a vida é a vida em sociedade. Estamos interessados nos aspectos da vida social que a arte é capaz de revelar”.

Um dos objetivos da atividade prevê ainda a criação de um artefato a ser exposto pelos alunos na Mostra de Artes, que acontecerá em maio. Além das saídas para os museus na cidade de São Paulo, o trabalho de construção de repertório para a Mostra contempla uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, sede de um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo. 



 

notícias

Celebrações juninas: sanfona na escola
22 Jun 2017
O som contagiante ecoava pela Escola num animado convite ao arrasta-pé. Aos poucos, o clima...
+
Celebrações juninas: confecção de prendas
22 Jun 2017
Sob a sombra do pátio, mesas enfeitadas e potes repletos de objetos foram colocados...
+
Um dia na horta para aprender sobre plantação orgânica
22 Jun 2017
Como diferenciar a vida na cidade da vida no campo? Quais as principais características...
+
Casinha de pau a pique
22 Jun 2017
Pés descalços que trazem a força dos ritmos e canções entoadas...
+
Cortejo e bumba meu boi
20 Jun 2017
Em meio a pandeirão e canções puxadas pelo músico maranhense Henrique Menezes,...
+
Para abrir o “festerê”
20 Jun 2017
Junho chegou, e com ele, a alegria das festividades juninas. Para dar início às celebrações...
+
Beyond English: schools
20 Jun 2017
 Como seria uma escola ideal? Como são as escolas ao redor do mundo? Os alunos do 6º,...
+
Na imensidão do céu
14 Jun 2017
 Durante uma visita a um centro espacial, o pequeno João e seu cãozinho Thor embarcam...
+
Os desafios do mercado de livros independentes no Brasil
14 Jun 2017
O Instituto Vera Cruz promoveu, na noite da quarta-feira, dia 7 de junho, um encontro dos alunos...
+
Por dentro do mundo dos insetos
14 Jun 2017
Formigas e mais formigas. Desde o início do ano, elas começaram a chegar à sala...
+
Investigação e coleta de dados no interior paulista
12 Jun 2017
 Para investigar a complexidade da produção de agrocombustíveis e de alimentos...
+
destaques
acontece no Vera Cruz

eventos

  • Aguarde os eventos!