Pesquisa científica no Ensino Médio |
03 Nov 2017 |
![]() Ao longo do ano, os alunos tiveram a oportunidade de explorar as diferentes etapas de uma pesquisa científica: planejamento, coleta de dados, análise dos resultados e comunicação – considerando diferentes temáticas e modelos científicos. No último trimestre, eles foram desafiados a propor um experimento que fosse de seu interesse ou que tratasse de uma das temáticas estudadas durante o ano. Para isso, eles se dividiram em grupos de quatro alunos, escolheram uma das três disciplinas (Física, Química ou Biologia) e apresentaram uma proposta inicial do experimento. A seguir, sob orientação dos professores, estruturaram a metodologia e as formas de coleta de dados e realizaram o experimento. Por último, analisaram os resultados e, como forma de apresentação, elaboraram um pôster que foi apresentado para a turma.
Para os professores “o processo foi importante, pois possibilitou aos alunos se aproximarem do fazer científico, identificando suas limitações e suas potencialidades”. A aluna Rafaella Mansur estudou a estrutura dos cromossomos, e para ela “foi muito legal escolher um tema de nosso interesse; a realização do experimento deu bastante trabalho, precisamos ficar algumas tardes na escola, mas foi emocionante ver o resultado final, porque a gente conseguiu um resultado nosso, sobre um assunto que tem muitas pessoas estudando”. |