Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Prática coletiva
31 Jan 2017

 A equipe pedagógica da Escola Vera Cruz se reuniu na sexta-feira, 27 de janeiro, para o seminário Momentos 2016 – Conhecer para se reconhecer. O encontro, que acontece anualmente desde 2009, reúne todas as unidades da Escola e busca propiciar um ambiente de troca entre os diversos atores que compõem a Educação Básica oferecida pela Instituição.

Durante a abertura, a diretora pedagógica do Vera, Regina Scarpa, ressaltou a importância do evento, lembrando a proposta de sua idealizadora, Stella Mercadante. “Ela pensou em um espaço de troca entre as unidades que pudesse socializar todas as experiências enfrentadas pela equipe; um espaço de diálogo entre nós”.

Sob o tema “A forma com-forma”, o grupo do Ensino Fundamental iniciou as apresentações falando sobre a provocação feita aos educadores do 3º ao 5º ano para uma mudança na configuração dos laboratórios de informática. “Nossa reflexão propôs uma mudança muito maior do que apenas uma reforma física do espaço. Convidamos a todos para pensar sobre o que é um ambiente de aprendizagem”, explicou o grupo.

A criação de novos ambientes que pudessem acolher a diversidade da escola também permeou a discussão trazida pelo G5, 1º e 2º ano. Com o tema “Provocar mudanças – mudanças que provocam”, o grupo mostrou que pequenas alterações na sala de aula – pufes e almofadas no lugar de algumas mesas e cadeiras com lugares fixos, por exemplo – transformaram a percepção dos alunos e a dinâmica da aula.

E se os alunos fossem convidados a ser detetives da Língua Portuguesa? Foi com essa proposta que professoras do 7º ano estimularam o olhar investigativo dos jovens para o texto e para a análise linguística, promovendo o protagonismo e um novo olhar para a disciplina.

Já que o assunto é língua, as educadoras do Inglês falaram sobre o uso da tecnologia na promoção da autonomia e autoria dos alunos em classes heterogêneas. “Essa experiência mudou o nosso olhar. Agora sabemos que ter incertezas também é positivo e que a descentralização do ato de aprender, o aprender junto, é bastante proveitoso em sala”.

O papel da narrativa no processo de aprendizagem foi a questão trazida pelas equipes da Educação Infantil e do Ensino Médio. Juntas, educadoras dos dois níveis trouxeram uma apresentação que ligou as pontas entre os anos iniciais e finais da Educação Básica. No caso da EI, foi relatada uma experiência realizada com sons; do EM, a importância da narrativa para aprendizagem das funções matemáticas.

No encerramento, o diretor geral, Heitor Fecarotta, parabenizou todos os participantes e o engajamento de cada um para os trabalhos realizados ao longo do ano, fazendo referência à frase citada no convite do evento: “Há um coletivo se fazendo com a pesquisa, há uma pesquisa se fazendo num coletivo: variáveis em conexão, vidas que emergem e criam uma prática coletiva”. E, num clima de muita descontração, todos se juntaram em uma orquestra corporal liderada por André Hosoi,  professor de Música do 9º ano, destacando, na diversidade, a harmonia do coletivo.

 

notícias

Física na prática
17 Mar 2017
O estudo da Física de Partículas está acelerado para um grupo de alunos da 2ª...
+
Como a arte representa a vida?
15 Mar 2017
As turmas da 3ª série do Ensino Médio participaram das primeiras atividades relacionadas...
+
Onde fica?
14 Mar 2017
Nas primeiras semanas de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, recém-chegados...
+
Vestibulandos a postos
13 Mar 2017
Começou o programa de revisão para os alunos da 3ª série do Ensino Médio,...
+
12 de março – Dia do Bibliotecário
12 Mar 2017
  Reconhecido como modelo para as escolas do Estado de São Paulo, o Sistema de Bibliotecas...
+
Folia na vizinhança
09 Mar 2017
  Oficialmente o Carnaval já acabou, mas a tradicional festa brasileira continua espalhando...
+
Um inusitado grupo de percussão
09 Mar 2017
    Na sexta-feira, véspera do Carnaval, uma inusitada formação...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos