Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Ensino Médio em debate no Vera
07 Dez 2016


Em comemoração do 20º aniversário do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, no dia 19 de novembro foi realizado o seminário “A identidade do Ensino Médio em debate”, com a participação de Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, e de Lara Simielli, professora da Faculdade de Educação da USP. No encontro, os convidados trataram dos desafios enfrentados pelo Ensino Médio no Brasil, discutiram modelos internacionais e avaliaram possíveis alternativas para o atual cenário brasileiro.

 

Lara Simielli, que também é pesquisadora associada ao Centro de Política e Economia do Setor Público  da Fundação Getúlio Vargas, compartilhou com os participantes os resultados de duas pesquisas. Na primeira delas, um retrato sobre a situação brasileira, foram levantados dados sobre a exclusão extraescolar – 1,7 milhão de jovens não têm acesso ou não permanecem até o fim do Ensino Médio – e a exclusão intraescolar, ou seja, o grande percentual de alunos que, apesar de concluir essa etapa escolar, não aprendem de fato. Para a pesquisadora, as questões que estruturam as críticas sobre o Ensino Médio no Brasil são a imposição de uma trajetória única a todos os estudantes, o inchaço de disciplinas – que leva à superficialidade das abordagens –, a fragmentação excessiva de um currículo que não preza o diálogo entre as áreas e a falta de olhar para o jovem em sua diversidade.

 

O segundo estudo, realizado em 12 países, tratou das iniciativas internacionais exitosas, como, por exemplo, o estabelecimento de uma figura de liderança entre adultos na escola e o programa de recuperação de créditos. A palestrante enfatizou que a apresentação de tais exemplos é importante para a ampliação de perspectivas e não para a cópia de fórmulas, dado que cada país tem seu contexto e sua trajetória.

 

Experiências internacionais também foram discutidas por Renato Janine Ribeiro, que mencionou o caso da celebrada Coreia do Sul. Para o ex-ministro da Educação, visto de perto, o modelo de educação sul-coreano revela-se um sistema cruel em relação à carga horária, mais capaz de formar alunos que repetem o que o professor diz do que pessoas com espírito crítico.

 
Ao resgatar o conceito etimológico da palavra “educação” no sentido de abrir-se para o mundo, o ex-ministro fez um contraponto entre essa interpretação e a de educar como capacitar, treinar. “A escola é a maneira pela qual o jovem tem contato com a sociedade”, pontuou. Sobre a medida provisória de reforma do Ensino Médio, ele apontou uma série de dificuldades de implementação prática, como a classificação de disciplinas dentro das quatro áreas do conhecimento, o oferecimento de eletivas (“no caso da escola pública, na prática, quem vai escolher as disciplinas não será o aluno e sim a rede de ensino”) e o gerenciamento da carga horária dos professores. Também falou sobre a questão da flexibilização da carga horária e seu impacto na desigualdade social. Ele criticou sobretudo o caráter profissionalizante que se pretende dar a essa etapa da escolaridade. “Num mundo em constante transformação, é preciso formar pessoas preparadas para a mudança e não que sigam um padrão único. A educação tem que cumprir o papel de formar para a vida.”  
 

notícias

Cortejo, balão e cantigas de São João
23 Jun 2017
Sentadas, em pé, dançando, observando ou tocando, as crianças do G1 tiveram a...
+
Sons e cores de junho
22 Jun 2017
Os preparativos para a Festa Junina do EF Nível 2 estão a todo o vapor. Nos dias...
+
Cortejo e coco
22 Jun 2017
Voz, pandeiro e tambor marcaram o ritmo das pisadas na grande roda do coco do G4 na quarta-feira, 21...
+
Celebrações juninas: sanfona na escola
21 Jun 2017
O som contagiante ecoava pela Escola num animado convite ao arrasta-pé. Aos poucos,...
+
Um dia na horta para aprender sobre plantação orgânica
21 Jun 2017
Como diferenciar a vida na cidade da vida no campo? Quais as principais características...
+
Casinha de pau a pique
21 Jun 2017
Pés descalços que trazem a força dos ritmos e canções entoadas...
+
Celebrações juninas: confecção de prendas
21 Jun 2017
Sob a sombra do pátio, mesas enfeitadas e potes repletos de objetos foram colocados...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos