Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Núcleo Comum

O currículo da Escola Vera Cruz orienta-se pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A essas orientações gerais, a Escola ainda agrega conteúdos alinhados ao conhecimento de cada uma das disciplinas, sempre contemplando as possibilidades interdisciplinares. As aulas são ministradas por professores titulados, que seguem metodologia focada na aprendizagem do aluno, apoiados numa infraestrutura atualizada de tecnologia, laboratórios, midiateca, sala de artes entre outros.

 
1ª série
2ª série
3ª série
Módulos*
Módulos*
Módulos*
Língua Portuguesa e Literatura
3
3
2
Redação
1
1
1
Inglês
2
2
 
Artes
1
1
 
Educação Física
2
2
2
Matemática
4
4
4
Física
3
3
3
Química
3
3
4
Biologia
2
2
2
História
2
2
2
Geografia
2
2
3
Filosofia
2
 
 
















(*) módulos com duração de 65 minutos
módulos de inglês com 75 minutos

Conheça a proposta de cada disciplina:

Língua Portuguesa e Literatura


Capacitar o aluno para ler e escrever textos, considerando o contexto de produção; estimulá-lo a desenvolver argumentos e estilos voltados para distintos públicos; fornecer-lhe uma visão do conjunto da produção literária de autores brasileiros e portugueses, bem como de nomes importantes da literatura mundial; e atualizar constantemente seus conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Inglês


Promover o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado e conhecer manifestações culturais de países de língua inglesa de forma a projetar um cidadão com trânsito bilíngue; possibilitar a obtenção de certificados de validade internacional.

Artes


Oferecer ao aluno a oportunidade de escolher – entre as Artes Plásticas e Visuais e Música –, uma linguagem que lhe permita apreciar obras de arte, perceber e interpretar a realidade e expressar-se.

Educação Física


Desenvolver atividades físicas e esportivas compatíveis com as potencialidades e a opção pessoal do aluno, estimulando o respeito às diferenças individuais e a valorização do esforço pessoal ou coletivo, com base em valores como disciplina, perseverança e companheirismo.

Matemática


Preparar o aluno para compreender a Ciência Matemática e seus códigos de representação, desenvolver o domínio dessa linguagem e o raciocínio lógico-matemático na resolução de problemas, e habilitá-lo para interpretar informações e construir conceitos na forma de textos, gráficos e tabelas.

Física


Desenvolver habilidades para a compreensão dos fenômenos da Física, por meio de várias linguagens, abstrações e análises de situações concretas; e exercitar a intuição e capacidade de reflexão com conceitos teóricos, estabelecendo vínculos com a História e a Filosofia da Ciência, tanto em ambiente de laboratório como em sala de aula.

Química


Introduzir o aluno na aprendizagem e sistematização dos conceitos e da linguagem formal da Química e levá-lo a reconhecer e compreender, de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos e suas relações com os sistemas produtivos, industrial e agrícola.

Biologia


Aprofundar o conhecimento do aluno sobre a estrutura da vida, desde a unidade celular até as relações existentes entre os seres e suas diferentes estratégias de sobrevivência.

História


Apresentar ao aluno a História Moderna e Contemporânea, no plano internacional e nacional, estimulando-o a analisar fontes de informação, identificar conceitos e compreender argumentos de sustentação dos processos históricos que favoreçam a identificação e a análise do momento histórico atual.

Geografia


Estimular o aluno a compreender o espaço geográfico, convidando-o a analisar a realidade contemporânea brasileira e internacional como um produto histórico e social, favorecendo a identificação dos diversos interesses e conflitos entre os agentes envolvidos.

Filosofia


Oferecer ao aluno a oportunidade do exercício filosófico no estudo dos autores clássicos, incitando-os à reflexão focada na conceituação, problematização e argumentação, com formulação de perguntas criativas e pertinentes.

 

 

notícias

Cortejo, balão e cantigas de São João
23 Jun 2017
Sentadas, em pé, dançando, observando ou tocando, as crianças do G1 tiveram a...
+
Sons e cores de junho
22 Jun 2017
Os preparativos para a Festa Junina do EF Nível 2 estão a todo o vapor. Nos dias...
+
Cortejo e coco
22 Jun 2017
Voz, pandeiro e tambor marcaram o ritmo das pisadas na grande roda do coco do G4 na quarta-feira, 21...
+
Celebrações juninas: sanfona na escola
21 Jun 2017
O som contagiante ecoava pela Escola num animado convite ao arrasta-pé. Aos poucos,...
+
Um dia na horta para aprender sobre plantação orgânica
21 Jun 2017
Como diferenciar a vida na cidade da vida no campo? Quais as principais características...
+
Casinha de pau a pique
21 Jun 2017
Pés descalços que trazem a força dos ritmos e canções entoadas...
+
Celebrações juninas: confecção de prendas
21 Jun 2017
Sob a sombra do pátio, mesas enfeitadas e potes repletos de objetos foram colocados...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos