Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Atividades complementares

A Escola oferece, no período da tarde, em caráter optativo, diferentes atividades para complementação curricular. Organiza visitas que estimulam a participação do aluno em eventos culturais e oferece cursos de Teatro, Espanhol e Treinamento Esportivo  e desenvolve projetos multidisciplinares de ciências e tecnologia.

De acordo com a avaliação dos professores e mediante convocação especial, a Escola oferece também aulas de reforço para aprendizagem de diferentes disciplinas.

 
1ª série
2ª série
3ª série
Módulos*
Módulos*
Módulos*
Projeto Ciências e Tecnologia
2
2
2
Treinamento Esportivo
3
3
3
Empreendedorismo
 
3,5
 
Reforço
1
1
 
Aprofundamento
1
1
2
Estudo Orientado
1
 
 
Revisão
 
 
2
Current Events
 
 
1
Teatro **
2,5
2,5
2,5
Espanhol **
2
2
 
(*) módulos com duração de 65 minutos
(**) atividade com mensalidade extra

Current Events

Oferecida aos alunos da 3ª série, o curso optativo de inglês continua a trabalhar as quatro habilidades envolvidas na aprendizagem de uma língua estrangeira - leitura, escrita, compreensão oral e produção oral. O foco do trabalho é a leitura e discussão argumentativa de material multimídia autêntico: textos originais de revistas e jornais especializados, Internet, filmes, bem como o aprofundamento e prática das diferentes estratégias exigidas nos principais exames vestibulares do país. Os créditos referentes a esse curso constam como enriquecimento curricular no histórico escolar do aluno.


Espanhol 



. Conteúdo dos módulos 

Módulo I

Compreender e usar expressões cotidianas; apresentar-se e fornecer informações pessoais básicas; utilizar e reconhecer recursos linguísticos de tratamento formal e informal; expressar preferências e necessidades; descrever, de forma simplificada, estabelecimentos e serviços de uma cidade; compreender textos autênticos de dificuldade baixa, como formulários ou folhetos turísticos; compreender as instruções dadas em sala de aula e diálogos autênticos sobre os temas vistos, falados com velocidade moderada.

Módulo II

Expressar-se sobre hábitos; fazer recomendações e dar conselhos; informar sobre habilidades; dar e pedir informações sobre experiências passadas; comunicar-se em restaurantes; conhecer e utilizar as fórmulas para a comunicação por telefone; expressar projetos futuros; compreender textos de complexidade média, como receitas e textos informativos; compreender instruções e diálogos autênticos em velocidade moderada; escrever textos curtos sobre temas conhecidos.

Módulo III

Descrever e comparar lugares; expressar igualdade e desigualdade; opinar sobre temas da atualidade; atuar em situações sociais (festas, ambiente de trabalho etc.); elaborar convites e responder a eles; marcar encontros; descrever a cidade; dar instruções sobre caminhos e endereços; contar histórias, utilizando diferentes tipos de passado; ler textos de dificuldade moderada, como anúncios, textos informativos, biografias e textos literários simplificados; compreender instruções e diálogos autênticos em velocidade moderada; textos curtos sobre temas abordados no módulo. Preparação para o DELE A1/A2.

. Metodologia, corpo docente e infraestrutura
 
As aulas são ministradas por professores que seguem os métodos das principais escolas de línguas. São desenvolvidas atividades de leitura, escrita e compreensão de documentos variados, bem como a fala em situações reais de comunicação. 

Para seus estudos, os alunos contam com o acervo da midiateca, composto por dicionários, revistas, livros na língua original e recursos multimídia. 

. Exames oficiais
 
Ao final do terceiro módulo, os alunos são orientados a prestar os exames oficiais de proficiência na língua no nível de “usuário básico” (A1 ou A2), primeiro do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas, editado pelo Conselho da Europa. No Espanhol, são realizados os exames DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), no Instituto Cervantes. O DELE é um diploma oficial, reconhecido pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha.

Teatro

O grupo de teatro é um espaço de protagonismo no qual o jovem amplia sua condição de expressão. Por meio dele, há a oportunidade de complementar o trabalho desenvolvido pelas disciplinas do núcleo comum, sobretudo artes plásticas, música, dança e redação.


Parcerias

De 2007 a 2009, o Vera Cruz firmou parceria com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) no âmbito do projeto Jornadas para Valorização das Engenharias no Ensino Médio, patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto, dividido em seis etapas, teve como objetivos motivar o aluno da 2ª série do Ensino Médio para o aprendizado da Engenharia, capacitar professores das áreas de Ciências Exatas e Naturais e desenvolver projetos de engenharia de forma cooperativa entre alunos e professores.

De 2008 a 2011, a Escola manteve parceria com a PriceWaterhouse&Coopers para o desenvolvimento de um Programa de Empreendedorismo que tem como objetivo ensinar ao aluno os procedimentos necessários para montar uma pequena empresa, num exercício de trabalho em grupo e liderança que inclui desde a arquitetura do plano de negócios e busca por financiamento até a venda do produto ou serviço. Desde 2012, esse projeto vem sendo realizado em parceria com a Junior Achievement.

Ações Comunitárias

O Ensino Médio promove o trabalho voluntário e a participação de alunos, ex-alunos, profissionais e pais em diversos projetos comunitários. Um deles é o Ilha de Vera Cruz, que oferece, gratuitamente, educação para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de alfabetização.

O projeto surgiu como uma proposta dos alunos do Ensino Médio para a região da Vila Leopoldina em 2001, nas aulas de Projetos, em que se aprofunda o conhecimento sobre a realidade brasileira. Atualmente, os alunos do Ensino Médio participam como voluntários após treinamento oferecido pela Coordenação do Ilha de Vera Cruz. Ex-alunos, pais de alunos e profissionais da Escola Vera Cruz e de outras instituições também atuam como voluntários em diversas áreas.
 

destaques

prev
next

A vez dos vilões

A 10ª edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta grandes vilões da literatura universal presentes no acervo do Vera. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Acolhimento como ética da aprendizagem
20 Abr 2018
Quando nos sentimos acolhidos, estamos disponíveis para nossos movimentos de brincadeira, indagação,...
+
A Leitura Está em Perigo?
13 Abr 2018
Esse foi o título de um dos fóruns do Congresso Internacional de Leitura 2018, realizado...
+
Parabéns aos nossos universitários!
02 Abr 2018
A cada início de ano, recebemos as boas notícias trazidas por nossos ex-alunos do Ensino...
+
O espetáculo vai começar: Extremismo
26 Mar 2018
Na segunda feira, 19 de março, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentou a peça...
+
Como a arte representa a vida?
22 Mar 2018
Na quinta feira, 15 de março, os alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram...
+
Aquecimento para o vestibular
21 Mar 2018
No sábado, 17 de março, 130 alunos da 2a e 3a série do Ensino Médio realizaram...
+
No universo da Física de Partículas
19 Mar 2018
Como o desafio de entender a estrutura fundamental da matéria, um grupo de estudantes da 2ª...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 14/03: Reunião de pais – 5º ano B e C
  • 15/03: Reunião de pais – 4º ano A
  • 19/03: Reunião de pais – 9º ano
  • 21/03: Reunião de pais – 4º ano D e E
  • 22/03: Reunião de pais – 5º ano A e D
  • 26/03: Reunião de pais – 3º ano C
  • 26/03: Reunião de pais – 8º ano
  • 28/03: Reunião de pais – 4º ano B e C
  • 28/03: Reunião de pais – 3º ano B
  • 04/04: Reunião de pais – 5º ano E e F
  • 04/04: Reunião de pais – 4º ano F
  • 05/04: Reunião de pais – 3º ano E
  • 07/04: Reunião de pais – 1ª série do EM
  • 09/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Campello e Julia)
  • 11/04: Reunião de pais – 3º ano A
  • 12/04: Reunião de pais – 3º ano F
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Ana Rosa e Taís)
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Cristiana e Andrea)
  • 14/04: Reunião de pais – 2ª série do EM
  • 14/04: Escola Aberta – 6º ano
  • 16/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Capato e Julia Maria)
  • 16/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Silvia e Isabel)
  • 16/04: Reunião de pais – 6º ano A
  • 16/04: Reunião de pais – 7º ano A
  • 18/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Célia e Bianca)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Claudia e Teresa)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Flavia e Debora)
  • 18/04: Reunião de pais – 6º ano B
  • 18/04: Reunião de pais – 7º ano B
  • 19/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Andrea e Fernanda)
  • 19/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mayra e Mariana A.)
  • 19/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Beth e Mariana L.)
  • 19/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Daniela e Juliana)
  • 23/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Ana Paula (Paulete) e Mariana)
  • 23/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Andrea e Manuela) 
  • 23/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Karina e Marina (Nina))
  • 23/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Helena e Bianca)
  • 23/04: Reunião de pais – 6º ano C
  • 23/04: Reunião de pais – 7º ano C
  • 25/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Mariah e Thaisy)
  • 25/04: Reunião de pais – G3 (Marina (Mi) e Priscila)
  • 25/04: Reunião de pais – G4 (Adriana (Nana) e Sofia)
  • 25/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Mirtes e Adriana)
  • 25/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Luiza e Camila)
  • 25/04: Reunião de pais – 6º ano D
  • 25/04: Reunião de pais – 7º ano D
  • 26/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Silvia Zerbini e Ana Paula)
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Vanessa e Adriana (Nana))
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma do André e Tânia)
  • 26/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Julia e Leticia)
  • 26/04: Reunião de pais – 3º ano D
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Macul e Catarina)
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Palos e Tatiana)
  • 02/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Thais e Mildre)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Claudia e Mariana)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Andrea e Paula)
  • 02/05: Reunião de pais – 6º ano E
  • 02/05: Reunião de pais – 7º ano E
  • 03/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Juliana e Mariah) 
  • 03/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Cintia e Mildre)
  • 03/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Renata e Amanda)
  • 07/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Patrícia e Luara) 
  • 07/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Fátima e Flávia)
  • 07/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Viviane e Sofia)
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Fernanda e Ana Paula) 
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Mariana e Daniela) 
  • 09/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Simone e Nathália)
  • 10/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Anielle e Beatriz)