Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Áreas curriculares 

O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área.

Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas:

Arte


A área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais.

Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos.


Ciências


A área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos.


Educação Física


A área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo.

A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos.

A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Estudos Sociais

 
A área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza.

 Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual.


Língua Portuguesa


A área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos.

O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido.

A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções.


Matemática


A área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas.

Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação.

Inglês

 
O curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz.
 

destaques

prev
next

A vez dos vilões

A 10ª edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta grandes vilões da literatura universal presentes no acervo do Vera. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Acolhimento como ética da aprendizagem
20 Abr 2018
Quando nos sentimos acolhidos, estamos disponíveis para nossos movimentos de brincadeira, indagação,...
+
A Leitura Está em Perigo?
13 Abr 2018
Esse foi o título de um dos fóruns do Congresso Internacional de Leitura 2018, realizado...
+
Parabéns aos nossos universitários!
02 Abr 2018
A cada início de ano, recebemos as boas notícias trazidas por nossos ex-alunos do Ensino...
+
O espetáculo vai começar: Extremismo
26 Mar 2018
Na segunda feira, 19 de março, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentou a peça...
+
Como a arte representa a vida?
22 Mar 2018
Na quinta feira, 15 de março, os alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram...
+
Aquecimento para o vestibular
21 Mar 2018
No sábado, 17 de março, 130 alunos da 2a e 3a série do Ensino Médio realizaram...
+
No universo da Física de Partículas
19 Mar 2018
Como o desafio de entender a estrutura fundamental da matéria, um grupo de estudantes da 2ª...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 14/03: Reunião de pais – 5º ano B e C
  • 15/03: Reunião de pais – 4º ano A
  • 19/03: Reunião de pais – 9º ano
  • 21/03: Reunião de pais – 4º ano D e E
  • 22/03: Reunião de pais – 5º ano A e D
  • 26/03: Reunião de pais – 3º ano C
  • 26/03: Reunião de pais – 8º ano
  • 28/03: Reunião de pais – 4º ano B e C
  • 28/03: Reunião de pais – 3º ano B
  • 04/04: Reunião de pais – 5º ano E e F
  • 04/04: Reunião de pais – 4º ano F
  • 05/04: Reunião de pais – 3º ano E
  • 07/04: Reunião de pais – 1ª série do EM
  • 09/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Campello e Julia)
  • 11/04: Reunião de pais – 3º ano A
  • 12/04: Reunião de pais – 3º ano F
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Ana Rosa e Taís)
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Cristiana e Andrea)
  • 14/04: Reunião de pais – 2ª série do EM
  • 14/04: Escola Aberta – 6º ano
  • 16/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Capato e Julia Maria)
  • 16/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Silvia e Isabel)
  • 16/04: Reunião de pais – 6º ano A
  • 16/04: Reunião de pais – 7º ano A
  • 18/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Célia e Bianca)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Claudia e Teresa)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Flavia e Debora)
  • 18/04: Reunião de pais – 6º ano B
  • 18/04: Reunião de pais – 7º ano B
  • 19/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Andrea e Fernanda)
  • 19/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mayra e Mariana A.)
  • 19/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Beth e Mariana L.)
  • 19/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Daniela e Juliana)
  • 23/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Ana Paula (Paulete) e Mariana)
  • 23/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Andrea e Manuela) 
  • 23/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Karina e Marina (Nina))
  • 23/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Helena e Bianca)
  • 23/04: Reunião de pais – 6º ano C
  • 23/04: Reunião de pais – 7º ano C
  • 25/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Mariah e Thaisy)
  • 25/04: Reunião de pais – G3 (Marina (Mi) e Priscila)
  • 25/04: Reunião de pais – G4 (Adriana (Nana) e Sofia)
  • 25/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Mirtes e Adriana)
  • 25/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Luiza e Camila)
  • 25/04: Reunião de pais – 6º ano D
  • 25/04: Reunião de pais – 7º ano D
  • 26/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Silvia Zerbini e Ana Paula)
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Vanessa e Adriana (Nana))
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma do André e Tânia)
  • 26/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Julia e Leticia)
  • 26/04: Reunião de pais – 3º ano D
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Macul e Catarina)
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Palos e Tatiana)
  • 02/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Thais e Mildre)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Claudia e Mariana)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Andrea e Paula)
  • 02/05: Reunião de pais – 6º ano E
  • 02/05: Reunião de pais – 7º ano E
  • 03/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Juliana e Mariah) 
  • 03/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Cintia e Mildre)
  • 03/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Renata e Amanda)
  • 07/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Patrícia e Luara) 
  • 07/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Fátima e Flávia)
  • 07/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Viviane e Sofia)
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Fernanda e Ana Paula) 
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Mariana e Daniela) 
  • 09/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Simone e Nathália)
  • 10/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Anielle e Beatriz)