Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Áreas curriculares 

O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área.

Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas:

Arte


A área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais.

Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos.


Ciências


A área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos.


Educação Física


A área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo.

A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos.

A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Estudos Sociais

 
A área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza.

 Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual.


Língua Portuguesa


A área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos.

O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido.

A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções.


Matemática


A área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas.

Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação.

Inglês

 
O curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz.
 

destaques

prev
next

Calendário 2º semestre de 2017

Estão disponíveis os calendários do 2º semestre de 2017 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Revista Ler: Brasil Literário

A nova edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta um mapa literário com escritores relevantes de cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer os escritores selecionados e conferir as obras disponíveis em nossas bibliotecas. Boa leitura!

notícias

Encontros e descobertas no contato com a natureza
18 Set 2017
  Experimentar o contato com a natureza do campo e a natureza da infância foi o que...
+
Estudo do Meio: integração e olhar aprofundado
15 Set 2017
Durante o mês de agosto, as quatro turmas do 8º ano visitaram o Parque Estadual...
+
Sono na adolescência
13 Set 2017
Na quarta-feira, dia 27 de setembro, às 20h00, a Organização de Pais Solidários...
+
Mais uma fase de preparação para o vestibular
06 Set 2017
Nos dias 25 e 26 de agosto, 98 alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram...
+
Rios e ruas: descobertas em São Paulo
04 Set 2017
Durante o mês de agosto, as cinco turmas de 6º ano visitaram a exposição Rios...
+
Sábado de encontro do Grupo 3
31 Ago 2017
No sábado, dia 26 de agosto, os pais dos alunos do Grupo 3 vieram à Escola para viverem...
+
Química do prazer
31 Ago 2017
Desde maio, os alunos da 1ª série do Ensino Médio realizam um projeto sobre Juventude...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos