Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Trajetória 2011 – 2º semestre

Como eu aprendo? Quem aprende ensina? Os alunos da Escola Vera Cruz são diariamente convidados a se perceber aprendendo e ensinando em diversas atividades dentro e fora da sala de aula, em momentos de trabalho pessoal e de discussão em grupo. Esta aprendizagem entre pares vem se desenvolvendo cada vez mais entre as diferentes etapas de toda a Educação Básica, do Infantil ao Ensino Médio. A quarta edição do Trajetória traz alguns desses momentos que aconteceram no segundo semestre de 2011. Confira!

Vera Cruz em congressos internacionais


Em 2011, a produção de conhecimento do Vera Cruz atravessou fronteiras, levando seus projetos para congressos internacionais em diversas áreas da educação.
No mês de setembro, a Assessoria a Instituições Educacionais Vera Cruz apresentou o trabalho “Documentação pedagógica e análise de práticas educacionais utilizadas na formação do professor investigativo”, no 21ª EECERA, Conferência Suíça Anual, realizada em Genebra. Representaram a Assessoria, as especialistas Silvia Macul Lopes e Ieda Abbud. Essa conferência é organizada pelas universidades de Genebra e Lausanne e o tema de 2011 foi “Educação desde o nascimento: pesquisas, práticas e políticas educacionais”. Acesse aqui o site da conferência. 

Já os alunos José Victor Labate e Felipe Tabet Oller do Nascimento do 3º ano do Ensino Médio, orientados pelos professores Ana Luiza Petillo Nery e Marcos Luiz, tiveram o seu artigo selecionado pelos membros do júri como finalistas ao prêmio internacional de química 10th Natuurwetenschap & Techniek Chemistry Research Award. Este prêmio faz parte do projeto “Internetsymposium” criado em 2002 pelos professores do Centro de Educação de Amsterdam, na Holanda, para estudantes de 16 e 17 anos. Os alunos realizam um determinado experimento químico e estabelecem uma discussão na rede sobre suas pesquisas. O projeto desse ano intitula-se “Icy – A química do sal de estrada” e tem por objetivo investigar os efeitos da adição de sal de cozinha e outros sais na temperatura do gelo.

E no mês de junho, as professoras do Inglês Vera Cruz, Maria Cecília Godoi, Monica Reiche e Lucia Zmekhol, apresentaram “Projetos desenvolvidos com os alunos no Inglês do Ensino Medio” no 9th Southern Cone Tesol Convention. O TESOL é uma conceituada associação internacional que reúne professores do cone sul que ensinam o inglês como segunda língua. Mais informações podem ser obtidas em http://www.braztesolcuritiba.com/.

Esse reconhecimento reflete a constante atualização dos nossos profissionais, em permanente reflexão sobre as práticas pedagógicas concretizadas com os alunos.


Prédios separados, trabalho integrado


Em 2010, os alunos do 8º ano foram assistir às apresentações dos trabalhos de Física e Química dos alunos do Ensino Médio e mostraram enorme interesse. Naquele momento, foram convidados a participar dos projetos no ano seguinte, por Maria Lúcia Ruiz Di Giovanni, coordenadora do Ensino Médio.

No primeiro semestre de 2011, o Ensino Médio veio apresentar seu funcionamento aos alunos do 9º ano, que foram novamente convidados a participar dos projetos extracurriculares de Ciências. Os alunos do Ensino Médio já haviam escolhido os temas de fotografia, música, autorama e matemática avançada.

Por volta de 35 alunos do 9º ano se inscreveram para triagem, que utilizou os seguintes critérios: disponibilidade de tempo, postura investigativa e postura de estudante. Os 22 selecionados foram visitar e conhecer as oficinas em andamento e elegeram como temas de pesquisa:

· robótica, constituindo três grupos acompanhados pelas professoras Biba (Maria Silvia Abrão)  e Joana Ribeiro, do E. Fundamental, e o professor Rafael Andrade Pereira, do Ensino Médio,
· autorama, integrando-se ao grupo de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, coordenados pelo Professor Alex de Lima Barros, de Física. 

O dia da apresentação no Ensino Fundamental contou com uma platéia inesperada: os alunos de 2º ano estavam em visita ao Verão e se encantaram com as apresentações dos robôs e do autorama. Pequenos investigadores, fizeram muitas perguntas pertinentes, desafiando os apresentadores.

Saiba quais são os participantes do 9º ano:

. Alice Calori
. Ana Barros
. Anais Levi
. Artur Faria Forghieri
. Betriz Fabrini
. Camila Sawaya
. Cristina Kesselring
. Isabela Brito
. Isabela Farantino
. Laura Navarra
. Luisa Arantes
. Nikolay Anghlinah
. Sophia Racy
. Victor Agapito

Veja a apresentação de robótica

Crianças do G5 põem as Mãos na Terra


Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, os alunos do G5 passaram o dia na “Estação Ambiental Mãos na Terra”, em São Roque. Lá, tiveram a oportunidade de interagir com os animais e com o meio ambiente, recebendo orientações sobre a importância da conservação do meio ambiente, orientados por monitores capacitados. 

As crianças viveram uma intensa programação: pescaram, caminharam pelas trilhas, observaram uma horta, plantaram, alimentaram alguns animais, andaram de charrete, almoçaram e brincaram muito no sítio!

Conexões: exposição de artes do EF1



"A organização do mundo está inscrita no interior de nossas vidas. Os ritmos cósmicos se encontram não só no entorno, mas em nosso interior. Nossa paisagem interna é parte da paisagem que nos rodeia. A imagem do universo nos é apresentada como um tecido feito de uma multiplicidade de fios, de processos, de forças, de polaridades, de tempos, que ocorrem em sua evolução. A imagem da vida do homem, neste universo, se apresenta como uma dança criadora que se conjuga continuamente com esses fios, e engendra novos mundos." Bocchi y Ceruti

Esta foi a epígrafe escolhida pela equipe para apresentar a belíssima exposição dos alunos de G5 a 2º ano, que mostrou os projetos em que cada classe esteve envolvida ao longo do ano. No dia da abertura, 26 de novembro, as crianças ciceroneavam os pais pelas várias instalações e obras.

Encontro entre os alunos dos 6º e 5º anos


Nas semanas de 12 e 18 de setembro, grupos de alunos de cada classe do 6º ano visitaram os alunos do 5º ano. Apresentaram os projetos de estudo que viveram este ano e conversaram sobre as mudanças que ocorrem na passagem do 5º para o 6º ano, em 2012.

Os projetos apresentados foram:

6º A – Projeto Literário
6º B – Lepdópteros 
6º C – Virando Bicho 
6º D – Butantan 
6º E – CEU

Os alunos do 5º ano avaliaram que o encontro foi importante para que visualizassem algumas das novas aprendizagens do próximo ciclo e as situações mais significativas desta passagem. Elogiaram as apresentações e gostaram muito das dicas dadas pelos colegas.

Após os encontros mostraram-se bastante curiosos e desafiados.

Leia alguns depoimentos do 5º ano

Uma Terra somente: a arte de cuidar do planeta


Esta foi a proposta da professora Norma Queiroz aos alunos do 7º ano D, como parte do trabalho com os conteúdos relativos ao meio ambiente, da área de Ciências:

Bashô, poeta japonês, ensina:
“O que diz respeito ao pinheiro, aprenda do pinheiro.O que diz respeito ao bambu, aprenda do bambu.”

A natureza a nossa volta pede um olhar de respeito e cuidado. O haicai, pequeno poema de três versos, é uma espécie de canto. Busca traduzir, em palavras, o que os sentidos percebem do mundo. É preciso, portanto, deixar-se invadir pelo momento para captar aquele instante único, fugaz. É a observação com os olhos da alma...

Neste ano, vocês buscaram esse encontro com a natureza, procurando exercitar a riqueza do silêncio, da quietude que faz aflorar a sensibilidade, diante da poesia que a realidade nos mostra. É preciso ter olhos de poeta para encantar-se com o que está a nossa volta. E vocês o têm. O resultado está aqui nesse pequeno livro de pequenos poemas...

Conheça os hai-cais dos alunos
.

9º ano lê e interpreta “O alienista”


O projeto de leitura do 9º ano aborda autores consagrados da literatura brasileira, entre eles, Machado de Assis. Os alunos leram o conto “O alienista”, do autor, e foram solicitados a apresentar a obra por meio de linguagens variadas.

Conheça alguns dos vídeos produzidos pelos alunos

Vídeo 1

Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
Vídeo 6
Vídeo 7
Vídeo 8

Vera Cruz na Olimpíada de Astronomia e Aeronáutica


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás Furnas. É um evento aberto à participação de alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

As provas da XIV OBA foram realizadas em maio e a organização da Olimpíada distribuiu 30.000 medalhas entre os 803.212 alunos participantes de 9.181 escolas e contou com a colaboração de 66.150 professores. Os resultados foram encaminhados às escolas no começo de outubro.

A Escola Vera Cruz participou com 14 alunos do 2º ano do ensino médio e obteve 12 medalhas (3 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze). Foram premiados os seguintes alunos: Beatriz de Mattos Lopes (medalha de ouro), Gabriel Ferreira de Freitas Costa (medalha de ouro), Guilherme Piovan Hubner (medalha de ouro), Paulo Cerutti de Arruda Sampaio (medalha de prata), Daniel Roubicek (medalha de prata), Daniel Gonçalves Ferreira (medalha de prata), Marina Moura de Barros (medalha de bronze), Maria Julia de Barros Ferreira (medalha de bronze), Pedro Tedesco de Toledo Arruda (medalha de bronze), Mariana Teixeira Kanbe (medalha de bronze), Letícia Loyola Fagnani (medalha de bronze) e Gabriel Inglez de Souza (medalha de bronze). Todos os alunos que realizaram as provas da XIV OBA receberam certificado de participação.

Parabéns aos nossos alunos pela premiação e aos professores de Física do Ensino Médio Vera Cruz pela colaboração e empenho na realização dessa atividade.

Estudo do Meio é notícia em Poços de Caldas


Os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram entre os dias 3 e 6 de outubro uma viagem de estudo do meio para Poços de Caldas/MG, na região do Circuito das Águas. Foram três dias para estudar a relação da sociedade com a natureza e a exploração de recursos naturais como água mineral, areia, bauxita e urânio.

Foram visitadas as Termas Antonio Carlos, uma empresa de engarrafamento de água mineral, as instalações das Indústrias Nucleares do Brasil e Cristais Cá D’Oro e as áreas de mineração de bauxita da Companhia Brasileira de Alumínio. O objetivo da viagem foi oferecer a oportunidade de observar, de modo bem concreto, a quantidade de variáveis e de interesses conflitantes envolvidos na questão da apropriação dos recursos naturais.

Os alunos estiveram também na Câmara Municipal de Poços de Caldas e foram recebidos pelo presidente da casa, vereador Waldemar Antônio Lemes Filho (PMDB). A visita foi noticiada no site da Câmara Municipal em matéria que elogiou a participação e questionamentos feitos pelos alunos da Escola Vera Cruz ao presidente da Câmara sobre investimentos sociais e diretrizes econômicas da Prefeitura.

Clique aqui para ler a íntegra da notícia no site da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

William Shakespeare inspira Drama Festival


Nos dias 1º e 22 de outubro os 42 agrupamentos do 6º ao 9º ano do Inglês Vera Cruz apresentaram seus sketches durante o DRAMA FESTIVAL 2011 inspirados pelo brilhante bardo inglês William Shakespeare Com a comédia Midsummer night’s dream e a tragédia Macbeth

Durante todo o 3º bimestre os alunos tiveram oportunidade de conhecer uma das grandes histórias escritas por Shakespeare, seu lado criativo e inventivo, sua linguagem, seus grandes personagens, sempre na medida para cada agrupamento, para cada nível e faixa etária.

O resultado foi riquíssimo, assistimos peças dramáticas, engraçadas e ouvimos muitas citações Shakespearianas.

Parabéns à equipe de professores e aos alunos pelo excelente trabalho criativo!

 

notícias

Exploração entre prateleiras e um jardim
27 Abr 2017
  Enquanto a professora repassava em sala de aula os combinados sobre a saída,...
+
Pré-História na prática
24 Abr 2017
Lanças, machados, instrumentos para moagem, tambores, pintura rupestre. O pátio da Unidade...
+
A carreira em Direito nas palavras de uma ex-aluna
24 Abr 2017
Os alunos da disciplina Direito e Justiça receberam na quarta-feira, dia 29 de março, a...
+
Desestigmatizando o autismo
20 Abr 2017
Em 2015, a Unidade Dona Elisa recebeu os diretores de Em um mundo interior, documentário...
+
Preparação para o vestibular
18 Abr 2017
No sábado, dia 8 de abril, aconteceu o primeiro simulado para os exames vestibulares no Ensino...
+
O que uma expedição de bicicleta tem a ver com um coletivo de dança?
18 Abr 2017
A Dança está em alta no Ensino Médio. Nos últimos anos, o crescente interesse...
+
Ensino Médio rumo ao Cern
13 Abr 2017
Dois grupos de alunos da 2ª e 3ª série submeteram trabalhos ao concurso Beamline...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos