Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Trajetória 2011 – 1º semestre

Na 3ª edição do boletim Trajetória, apresentamos um primeiro semestre repleto de produções, descobertas e conquistas. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos da Escola Vera Cruz têm a oportunidade de conhecer e explorar conceitos e métodos próprios das várias ciências, linguagens e áreas expressivas.

Com foco no saber aprender e no vínculo com a aprendizagem, formamos um indivíduo autônomo, responsável e comprometido. Confira nas matérias do boletim algumas das aprendizagens de nossos alunos, seus filhos, e acompanhe periodicamente no site a publicação de notícias envolvendo nossas crianças e adolescentes.

Maracatu encanta e envolve criança


Na época do carnaval, as crianças do G4 dançaram o maracatu rural. Para isso, elas pesquisaram a origem e variações desta dança, suas vestimentas e história, apropriando-se desta manifestação cultural brasileira. 
 
As crianças de uma das classes se envolveram tanto com o assunto que se aprofundaram no tema no decorrer do 1º semestre e apresentaram a dança aos pais no sábado de atividades.

Vejam o registro da pesquisa feita pelas crianças do G4, que conta um pouco da história dessa manifestação cultural.

Adereços e estandartes para festejar o Carnaval


Carnaval uma dança dramática... Uma festa onde se vive... A beleza tal como é desejada, preparada e sentida por aqueles que põem a festa na rua, tal como é recebida e sentida por quem a ela assiste, e da qual acaba participando." - Marlyse Meyer, Caminhos do Imaginário no Brasil, p.176.

Este ano o calendário nos surpreendeu com a ausência dos feriados de Carnaval no mês de fevereiro! Assim, a adaptação das crianças pode ocorrer de maneira contínua, permitindo que a preparação e a festa do carnaval fossem vividas por todos com maior intensidade.

No dia 3 de março, o carnaval teve lugar de destaque na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1: as crianças ‘colocaram os blocos no pátio’, em um gostoso 'cortejo carnavalesco'.

Essa importante manifestação da nossa cultura criou uma excelente oportunidade para promover a integração dos novos grupos que se constituíram no início de ano. Cada sala de aula desenvolveu um 'pequeno projeto' sobre o tema, aglutinando os alunos em torno de um objetivo comum e produzindo seus adereços e estandartes.

Bichos imaginários invadem o 2º ano


Durante o 1º semestre, os alunos do 2º ano das professoras Juliana, Mayra e Laura encantaram-se com o livro “Zoo de Joaquim”, de Pablo Bernasconi. Deste encantamento, surgiu a proposta de produzirem um livro próprio.

As crianças envolveram-se profundamente com o projeto e fizeram o desenho de seus bichos imaginários, usaram sucata para construí-los, produziram uma ficha informativa com os hábitos de comportamento, as comidas e bebidas preferidas e os lugares em que esses animais vivem.

Confira o resultado neste link.

Campanha para melhorar a convivência escolar


No dia 13 de junho, 2ª feira, os representantes dos 3º, 4º e 5º anos inauguraram uma campanha para evitar a correria nas escadas e para melhorar o uso dos banheiros e dos bebedouros. Esses foram os temas escolhidos por todos os alunos para melhorar a convivência escolar.

Cada um dos anos produziu um tipo de cartaz:
. O 3º ano fez uma sinalização para evitar a correria nas escadas e mostrar o lado para subida e para descida.

. O 4º ano fez grandes cartazes (displays) com o rosto dos representantes segurando placas que indicam o bom uso dos espaços. Também fez sinalização para as portas das salas de aula.

. O 5º ano fez histórias em quadrinhos para o bom uso dos banheiros e cartazes para evitar o desperdício da água dos bebedouros.

Veja aqui algumas imagens dos materiais produzidos.

Texto redigido com a colaboração de Heitor Cruz, do 5º ano C.

Alunos visitam emissora de TV para projeto de produção de jornal


Envolvidos com o estudo e a produção de um jornal, alunos do 8º ano assumiram o papel de repórteres e visitaram a TV Bandeirantes acompanhados pela professora Cláudia Pegoraro.

O entrevistado foi o jornalista e apresentador do programa CQC, Marcelo Tas. Durante a visita, além de conhecer o dia a dia do jornalista, os alunos visitaram os bastidores do programa e acompanharam todas as etapas que antecedem a entrada do CQC no ar.

No site da emissora, algumas fotos da visita dos alunos.

www.band.com.br/fiquedeolho/galeria.asp?ID=3694#1

Alunos do EM são finalistas em prêmio internacional de Química


O “Internetsymposium” é um projeto criado em 2002 pelos professores da Onderwijscentrum (Centro de Educação) de Amsterdam, na Holanda. Nesse projeto, estudantes de 16 a 17 anos de várias escolas de todo o mundo realizam um determinado experimento químico e estabelecem uma discussão na rede sobre suas pesquisas. Os alunos dedicam de 10 a 20 horas para a realização desse projeto.

O projeto desse ano intitula-se “Icy – A química do sal de estrada” e tem por objetivo investigar os efeitos da adição de sal de cozinha e outros sais na temperatura do gelo. Os alunos analisam e discutem o experimento realizado por pesquisadores sobre a prática de usar o sal de cozinha para derreter a neve e investigam se há alternativas possíveis para se evitar a corrosão em bicicletas ou efeitos negativos sobre o crescimento das plantas.

O projeto é desenvolvido em várias etapas: primeira, familiarizar-se com a pesquisa; segunda, analisar e julgar a investigação feita por pesquisadores sobre o assunto; terceira, escrever um primeiro relatório, que será publicado na internet, sobre sua pesquisa; quarto, usar as sugestões dos colegas para melhorar o seu relatório e finalizar o seu artigo. Todos os artigos selecionados concorrem ao 10th Natuurwetenschap & Techniek Chemistry Research Award.

Os alunos José Victor Labate e Felipe Tabet Oller do Nascimento do 3º ano do Ensino Médio Vera Cruz, orientados pelos professores Ana Luiza Petillo Nery e Marcos Luiz, tiveram o seu artigo selecionado pelos membros do júri como finalistas ao prêmio.

Parabéns aos nossos alunos.

Palestra sobre arte contemporânea prepara alunos para visita a Inhotim


No dia 27 de abril, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio assistiram a uma palestra do Professor Doutor Agnaldo Farias sobre arte contemporânea. Professor da FAU-USP e com larga experiência em crítica de arte, Agnaldo Farias tem realizado curadorias para o Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Bienal de São Paulo, entre outras instituições.

Em sua palestra, ele destacou a relação entre a arte contemporânea e o público, apontando que ela gera inquietude em quem não a compreende e, por isso, é muitas vezes difamada e rejeitada. Ao contrário disso, porém, a arte contemporânea deve ser respeitada e desejada por desestabilizar as certezas, impulsionando-nos rumo ao conhecimento e ao crescimento. A arte apura os sentidos dos homens e os dignifica e, por isso, deve ocupar lugar central em nossa formação.

A palestra de Agnaldo Farias faz parte dos preparativos para a viagem de estudos que os alunos realizarão ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais, considerado, no Brasil e fora dele, uma importante referência da arte contemporânea.

Beyond English: It’s art, isn’t it?


Enquanto os professores conversavam individualmente com cada aluno na entrega dos boletins do 1º bimestre, os agrupamentos desenvolviam trabalhos, tais como rimas, histórias, descrições e entrevistas, após pesquisa sobre artistas e suas obras, sendo inspirados por elas.

Dessa forma, a Arte serviu como tema para mais um projeto chamado Beyond English, que desenvolve atividades a partir de temas transversais onde são trabalhados elementos para a formação global dos alunos.

Clique aqui para ver alguns trabalhos sobre Arte.

 

destaques

prev
next

Calendário 2º semestre de 2017

Estão disponíveis os calendários do 2º semestre de 2017 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Revista Ler: Brasil Literário

A nova edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta um mapa literário com escritores relevantes de cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer os escritores selecionados e conferir as obras disponíveis em nossas bibliotecas. Boa leitura!

notícias

Integração, participação e homenagens
23 Out 2017
Os alunos do 3º ao 5º ano participaram, entre os dias 6 e 11 de outubro, da 37ª edição...
+
De volta ao palco
23 Out 2017
Na quarta-feira, dia 25 de outubro, às 20h30, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentará...
+
Festivera 2017: criação e interpretação
20 Out 2017
“O que vocês verão aqui hoje é um espetáculo”, anunciou Ana Bergamin,...
+
“Cultura é uma coisa que a gente aprende”
20 Out 2017
O comentário, feito por uma aluna do 2º ano, revela um pouco do que foi vivido pelas turmas...
+
As memórias do Jorge e outras histórias
18 Out 2017
Budé e a professora que levou um tiro no pé; O pedido de casamento; Mais um são-paulino...
+
No mundo do jornalismo
17 Out 2017
Como é o dia a dia de um jornalista? E a rotina dentro de uma redação? Para responder...
+
Folclore brasileiro na Cia. dos Bichos
16 Out 2017
Quarta-feira, 4 de outubro, foi dia de passeio para as crianças do G4. As seis turmas se dividiram...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos