Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Trajetória 2011 – 1º semestre

Na 3ª edição do boletim Trajetória, apresentamos um primeiro semestre repleto de produções, descobertas e conquistas. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos da Escola Vera Cruz têm a oportunidade de conhecer e explorar conceitos e métodos próprios das várias ciências, linguagens e áreas expressivas.

Com foco no saber aprender e no vínculo com a aprendizagem, formamos um indivíduo autônomo, responsável e comprometido. Confira nas matérias do boletim algumas das aprendizagens de nossos alunos, seus filhos, e acompanhe periodicamente no site a publicação de notícias envolvendo nossas crianças e adolescentes.

Maracatu encanta e envolve criança


Na época do carnaval, as crianças do G4 dançaram o maracatu rural. Para isso, elas pesquisaram a origem e variações desta dança, suas vestimentas e história, apropriando-se desta manifestação cultural brasileira. 
 
As crianças de uma das classes se envolveram tanto com o assunto que se aprofundaram no tema no decorrer do 1º semestre e apresentaram a dança aos pais no sábado de atividades.

Vejam o registro da pesquisa feita pelas crianças do G4, que conta um pouco da história dessa manifestação cultural.

Adereços e estandartes para festejar o Carnaval


Carnaval uma dança dramática... Uma festa onde se vive... A beleza tal como é desejada, preparada e sentida por aqueles que põem a festa na rua, tal como é recebida e sentida por quem a ela assiste, e da qual acaba participando." - Marlyse Meyer, Caminhos do Imaginário no Brasil, p.176.

Este ano o calendário nos surpreendeu com a ausência dos feriados de Carnaval no mês de fevereiro! Assim, a adaptação das crianças pode ocorrer de maneira contínua, permitindo que a preparação e a festa do carnaval fossem vividas por todos com maior intensidade.

No dia 3 de março, o carnaval teve lugar de destaque na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1: as crianças ‘colocaram os blocos no pátio’, em um gostoso 'cortejo carnavalesco'.

Essa importante manifestação da nossa cultura criou uma excelente oportunidade para promover a integração dos novos grupos que se constituíram no início de ano. Cada sala de aula desenvolveu um 'pequeno projeto' sobre o tema, aglutinando os alunos em torno de um objetivo comum e produzindo seus adereços e estandartes.

Bichos imaginários invadem o 2º ano


Durante o 1º semestre, os alunos do 2º ano das professoras Juliana, Mayra e Laura encantaram-se com o livro “Zoo de Joaquim”, de Pablo Bernasconi. Deste encantamento, surgiu a proposta de produzirem um livro próprio.

As crianças envolveram-se profundamente com o projeto e fizeram o desenho de seus bichos imaginários, usaram sucata para construí-los, produziram uma ficha informativa com os hábitos de comportamento, as comidas e bebidas preferidas e os lugares em que esses animais vivem.

Confira o resultado neste link.

Campanha para melhorar a convivência escolar


No dia 13 de junho, 2ª feira, os representantes dos 3º, 4º e 5º anos inauguraram uma campanha para evitar a correria nas escadas e para melhorar o uso dos banheiros e dos bebedouros. Esses foram os temas escolhidos por todos os alunos para melhorar a convivência escolar.

Cada um dos anos produziu um tipo de cartaz:
. O 3º ano fez uma sinalização para evitar a correria nas escadas e mostrar o lado para subida e para descida.

. O 4º ano fez grandes cartazes (displays) com o rosto dos representantes segurando placas que indicam o bom uso dos espaços. Também fez sinalização para as portas das salas de aula.

. O 5º ano fez histórias em quadrinhos para o bom uso dos banheiros e cartazes para evitar o desperdício da água dos bebedouros.

Veja aqui algumas imagens dos materiais produzidos.

Texto redigido com a colaboração de Heitor Cruz, do 5º ano C.

Alunos visitam emissora de TV para projeto de produção de jornal


Envolvidos com o estudo e a produção de um jornal, alunos do 8º ano assumiram o papel de repórteres e visitaram a TV Bandeirantes acompanhados pela professora Cláudia Pegoraro.

O entrevistado foi o jornalista e apresentador do programa CQC, Marcelo Tas. Durante a visita, além de conhecer o dia a dia do jornalista, os alunos visitaram os bastidores do programa e acompanharam todas as etapas que antecedem a entrada do CQC no ar.

No site da emissora, algumas fotos da visita dos alunos.

www.band.com.br/fiquedeolho/galeria.asp?ID=3694#1

Alunos do EM são finalistas em prêmio internacional de Química


O “Internetsymposium” é um projeto criado em 2002 pelos professores da Onderwijscentrum (Centro de Educação) de Amsterdam, na Holanda. Nesse projeto, estudantes de 16 a 17 anos de várias escolas de todo o mundo realizam um determinado experimento químico e estabelecem uma discussão na rede sobre suas pesquisas. Os alunos dedicam de 10 a 20 horas para a realização desse projeto.

O projeto desse ano intitula-se “Icy – A química do sal de estrada” e tem por objetivo investigar os efeitos da adição de sal de cozinha e outros sais na temperatura do gelo. Os alunos analisam e discutem o experimento realizado por pesquisadores sobre a prática de usar o sal de cozinha para derreter a neve e investigam se há alternativas possíveis para se evitar a corrosão em bicicletas ou efeitos negativos sobre o crescimento das plantas.

O projeto é desenvolvido em várias etapas: primeira, familiarizar-se com a pesquisa; segunda, analisar e julgar a investigação feita por pesquisadores sobre o assunto; terceira, escrever um primeiro relatório, que será publicado na internet, sobre sua pesquisa; quarto, usar as sugestões dos colegas para melhorar o seu relatório e finalizar o seu artigo. Todos os artigos selecionados concorrem ao 10th Natuurwetenschap & Techniek Chemistry Research Award.

Os alunos José Victor Labate e Felipe Tabet Oller do Nascimento do 3º ano do Ensino Médio Vera Cruz, orientados pelos professores Ana Luiza Petillo Nery e Marcos Luiz, tiveram o seu artigo selecionado pelos membros do júri como finalistas ao prêmio.

Parabéns aos nossos alunos.

Palestra sobre arte contemporânea prepara alunos para visita a Inhotim


No dia 27 de abril, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio assistiram a uma palestra do Professor Doutor Agnaldo Farias sobre arte contemporânea. Professor da FAU-USP e com larga experiência em crítica de arte, Agnaldo Farias tem realizado curadorias para o Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Bienal de São Paulo, entre outras instituições.

Em sua palestra, ele destacou a relação entre a arte contemporânea e o público, apontando que ela gera inquietude em quem não a compreende e, por isso, é muitas vezes difamada e rejeitada. Ao contrário disso, porém, a arte contemporânea deve ser respeitada e desejada por desestabilizar as certezas, impulsionando-nos rumo ao conhecimento e ao crescimento. A arte apura os sentidos dos homens e os dignifica e, por isso, deve ocupar lugar central em nossa formação.

A palestra de Agnaldo Farias faz parte dos preparativos para a viagem de estudos que os alunos realizarão ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais, considerado, no Brasil e fora dele, uma importante referência da arte contemporânea.

Beyond English: It’s art, isn’t it?


Enquanto os professores conversavam individualmente com cada aluno na entrega dos boletins do 1º bimestre, os agrupamentos desenvolviam trabalhos, tais como rimas, histórias, descrições e entrevistas, após pesquisa sobre artistas e suas obras, sendo inspirados por elas.

Dessa forma, a Arte serviu como tema para mais um projeto chamado Beyond English, que desenvolve atividades a partir de temas transversais onde são trabalhados elementos para a formação global dos alunos.

Clique aqui para ver alguns trabalhos sobre Arte.

 

notícias

Cortejo, balão e cantigas de São João
23 Jun 2017
Sentadas, em pé, dançando, observando ou tocando, as crianças do G1 tiveram a...
+
Sons e cores de junho
22 Jun 2017
Os preparativos para a Festa Junina do EF Nível 2 estão a todo o vapor. Nos dias...
+
Cortejo e coco
22 Jun 2017
Voz, pandeiro e tambor marcaram o ritmo das pisadas na grande roda do coco do G4 na quarta-feira, 21...
+
Celebrações juninas: sanfona na escola
21 Jun 2017
O som contagiante ecoava pela Escola num animado convite ao arrasta-pé. Aos poucos,...
+
Um dia na horta para aprender sobre plantação orgânica
21 Jun 2017
Como diferenciar a vida na cidade da vida no campo? Quais as principais características...
+
Casinha de pau a pique
21 Jun 2017
Pés descalços que trazem a força dos ritmos e canções entoadas...
+
Celebrações juninas: confecção de prendas
21 Jun 2017
Sob a sombra do pátio, mesas enfeitadas e potes repletos de objetos foram colocados...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos