Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Trajetória 2010 - 2º Semestre

Há um ano criamos o informativo Trajetória com o objetivo de destacar alguns dos acontecimentos da Escola durante o semestre. Neste caminho nos deparamos com a difícil missão de escolher algumas entre as diversas atividades que acontecem no cotidiano escolar.

Conscientes de que esta é uma pequena amostra de tudo que é desenvolvido no Vera Cruz, convidamos todos os pais a navegar não só pelo Trajetória mas também a visitar o site da Escola que, periodicamente, busca registrar e relatar o dia a dia das nossas crianças e adolescentes.  

Pais, filhos e professores juntos na Educação Infantil


No mês de agosto, dois sábados de atividades promoveram encontros entre crianças, pais e escola. No dia 21, os grupos do G2 puderam usufruir uma programação pensada para a integração de todos. No dia 28 de agosto, foi a vez dos grupos do G3 participarem do encontro.

O sábado de atividades é uma possibilidade dos pais se aproximarem do cotidiano das crianças e vivenciarem uma experiência que revele o projeto pedagógico da escola. As crianças apresentaram as vivências, acompanhando e participando de todas as propostas com seus pais. Dias deliciosos, momentos de compartilhar, explorar e descobrir juntos!

Nos grupos 2, foram organizados espaços sensoriais para pais e filhos explorarem em ambientes especialmente preparados nas salas: uma toda forrada de plástico bolha; outra escura para brincar com lanternas, retroprojetor e projeções; uma terceira forrada de papel craft para desenhar e brincar com massinha; uma quarta com materiais voltados para o som; e, na oficina, um circuito corporal. Houve ainda um lanche e brincadeiras da cultura tradicional brasileira, coordenadas pelas professoras.

Já o sábado do G3 foi relacionado a atividades ou projetos em desenvolvimento no dia a dia de cada grupo. No período da manhã, crianças e pais da sala das professoras Cibele e Fernanda prepararam fantasias e adereços de papel para depois brincar de teatro com a história da Chapeuzinho Vermelho. As crianças deste grupo se encantaram, desde o começo do ano, com os teatros produzidos na sala. Essa foi uma oportunidade de compartilhar parte deste trabalho com as famílias.

A classe das professoras Fernanda e Paula construiu alguns personagens "assustadores" de uma história inventada pelo grupo, para depois brincar numa espécie de pega-pega com eles. Essa história foi fruto de um projeto de leitura desenvolvido sobre os medos que algumas histórias geravam nas crianças.

No período da tarde, a classe das professoras Rebeca e Andréa deu continuidade à exploração de sombras e projeções realizadas em aula. Com os pais, foram construídos adereços e personagens da história “O caso do bolinho”, de Tatiana Belinky, para serem utilizados no retroprojetor. Descobriram que as cores transparentes aparecem nas projeções, produziram formas opacas e vazadas e brincaram com os pais na sala escura. Após o lanche, a professora usou os personagens construídos para contar a história original por meio de teatro de sombras.

A turma das professoras Juliana e Marina propôs a construção das casinhas e do caldeirão da história dos “Três porquinhos” para depois brincar e dramatizar a história. O diferencial da proposta foram os materiais disponibilizados: materiais não estruturados, que favoreceram a criação. Esse grupo passou o primeiro semestre explorando construções com esse tipo de material. Nesse encontro com os pais, o uso do material ganhou outro tamanho, e assim foi possível produzir o cenário da história. Também houve um delicioso momento de lanche e cada professora contou uma história para as crianças de seu grupo e seus pais.

Estudo do meio na Serra da Cantareira


Em agosto, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participaram de um estudo do meio na Serra da Cantareira. Foram momentos de aprendizado, por meio de observação da mata atlântica e da vista da cidade de São Paulo, além de uma importante ocasião para integração dos grupos.

Os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com a natureza, andar por trilhas, ver animais e conhecer árvores, acompanhados por monitores.

Conheça um exemplo de como uma das turmas de 2º ano deu continuidade ao estudo do meio.

Cidades históricas de Minas Gerais são tema de exposição


O Estudo do Meio realizado pelos alunos do 9º ano nas cidades históricas de Minas Gerais virou exposição no prédio do Ensino Fundamental III, o Verão. A proposta de Arte relacionada ao Estudo do Meio teve o intuito de promover a percepção dos alunos sobre como se apresentam a linha, o plano e a luz que compõem a estrutura da imagem barroca.

Nas aulas de preparo que antecederam a viagem, o foco foi a estrutura visual presente no Barroco. A intenção foi subsidiar os alunos com repertório dessa época histórica e sua visualidade peculiar. Os alunos foram orientados a estabelecer um percurso visual, percurso no qual se prioriza o sentido da visão.

À medida que o olhar é “intencionado”, descobre-se a possibilidade de construir um arquivo de imagens que se tornam significativas e passam a participar da vids e memórias dos alunos, do mesmo modo como acontece com os pintores, com os fotógrafos e com outros profissionais que registram a visão.

Durante a viagem, os alunos escolheram as imagens que gostariam de registrar, e, ao selecionarem os focos de observação, construíram um método, um “fio condutor”, que promoveu a unidade do pensamento e, consequentemente, do trabalho.

“Foi gratificante observar o desempenho dos alunos e a maneira como utilizaram o conhecimento apresentado nas aulas”, conta a Profa Maria Ercília Fama de Castro

Veja algumas imagens da exposição

Alimentos saudáveis na Terra dos Gigantes


Nos dias 14 e 15 de setembro, o 7º ano visitou a Terra dos Gigantes, localizada na Fazenda Ituaú, em Salto (SP), para conhecer a produção de minilegumes. Os minilegumes são muito procurados por chefs de cozinha e costumam atrair as crianças, estimulando o consumo de alimentos saudáveis.

Os alunos visitaram as estufas, ouviram explicações sobre a produção de miniaturas de berinjela, abobrinha, pimentões, entre outros. Viram as flores, conheceram o processo de fecundação por ação humana e o desenvolvimento dos frutos – legumes. Também experimentaram semear e plantar legumes; exploraram o minhocário, onde é produzido o composto orgânico utilizado como adubo; visitaram criações de animais como pôneis e vacas de pequeno porte e conviveram com galinhas d’angola, galos, coelhos e pavões soltos pelo terreiro.

Como parte da visita, foram servidas refeições saudáveis, com a maioria dos ingredientes de origem local. Antes, os alunos puderam mexer com os minilegumes, preparando saladas experimentais, com o objetivo de estimulá-los a consumir mais alimentos saudáveis.

Para finalizar o estudo do meio, cada criança trouxe uma bandejinha com alguns minilegumes para compartilhar com a família.

1ª Mostra Científica do Ensino Médio


Foi realizada no mês de novembro a 1ª Mostra Científica do Ensino Médio. Grupos formados com alunos de todas as séries apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do segundo semestre, especialmente para o evento. Os projetos apresentados foram os seguintes: Instrumentos musicais alternativos, Telescópios, Experimentos de Química e Robôs Carnavalescos.

O projeto de construção de instrumentos musicais alternativos baseou-se em princípios físicos da Acústica. Foram construídos os seguintes instrumentos: Tubos sonoros, Flauta, Caixão sonoro, Petfone. A construção dos telescópios baseou-se em princípios físicos da Óptica. Os alunos confeccionaram todas as partes que compõem o telescópio: espelhos, lente, ocular, corpo e base.

O grupo dos experimentos químicos partiu da questão “O que é Química?” e fez uma demonstração experimental de várias reações químicas, como fluorescência, efervescência e eletrólise, entre outras. Finalmente, houve a apresentação dos grupos de desenvolvimento dos robôs carnavalescos que deveriam fazer uma coreografia ao som de música num circuito em linha reta. O primeiro robô homenageou São Luís do Paraitinga ao som da música do Bloco do Barbosa. O segundo desfilou ao som da música “Guardei minha viola” de Paulinho da Viola.

Os projetos foram orientados pelos professores das áreas de Física, Química e Matemática, com a colaboração de Marcos Luiz, técnico de Laboratório do Ensino Médio Vera Cruz.

Mitologia grega no Drama Festival


A atividade de dramatização em inglês tem como objetivo reforçar a confiança do aluno no aprendizado da língua, estimulando e desenvolvendo a fluência, a pronúncia e a entonação.

A partir dos 11 anos, os alunos envolvem-se com o Drama Festival, onde pesquisam, elaboram e dramatizam, a partir de um tema central, sketches que são apresentados para pais, alunos e familiares. Este ano o tema escolhido foi mitologia grega.

As apresentações aconteceram nos dias 02 e 23 de outubro.

Alunos empreendedores criam a LP Arte


Desde 2008, a Escola Vera Cruz mantém uma parceria com a PriceWaterhouse&Coopers e a Junior Achievement no desenvolvimento de um Programa de Empreendedorismo. O programa foi criado pela Junior Achievement, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que atua na área de empreendedorismo juvenil.

O objetivo é ensinar aos alunos os procedimentos necessários para montar uma pequena empresa, desde a arquitetura do plano de negócios e a busca de financiamento até a venda do produto ou serviço. Ao final do programa, os alunos devem concluir as atividades previstas no planejamento e devolver aos acionistas o investimento e o lucro.

Este ano os alunos do Ensino Médio Vera Cruz criaram a miniempresa “LP Arte” e desenvolveram o produto “Formas de vinil”, buscando inovar o conceito de artesanato decorativo a partir de discos de vinil antigos. As atividades do programa são desenvolvidas por técnicos da PricewaterhouseCoopers e acompanhadas pelo Prof. Sérgio Friedman, orientador da turma da 2ª série do Ensino Médio. A formatura do Programa de Miniempresas 2010 ocorreu nas dependências da PricewaterhouseCoopers no dia 6 de dezembro.

Novos hábitos alimentares


A implementação do Programa de Ed. Alimentar trouxe vários desafios aos alunos de 5º ano, que viveram essa nova situação durante o ano de 2010. Como nossos alunos lidariam com as novas experiências? Seriam capazes de absorvê-las, levando para seu dia a dia os aprendizados que elas poderiam oferecer? Essas foram algumas questões que surgiram para a equipe.

Paralelamente, no 5º ano, a programação curricular de Ciências trabalha informações e valores importantes sobre alimentação, cujas aprendizagens puderam ser potencializadas por meio de situações vivenciadas no lanche coletivo orientado pelas professoras.

Leia alguns depoimentos dos alunos sobre essa experiência.

Depoimentos

“Diferentemente dos outros anos, que nos trazíamos o lanche de casa, neste ano a escola forneceu o lanche. Nem, todos gostaram do lanche, mas a maioria gostou. Ele é muito nutritivo e gostoso. Foi muito importante a escola ter colocado esse lanche, porque muitas pessoas traziam ‘porcarias’ e comiam correndo e com pressa. Já nesse ano, tem um horário reservado antes do recreio para tomar lanche com calma.” Rodrigo Kalaidjian, Gabriel Markus Ortiz, Enzo Codazzi Corrêa de Mendonça, Lucas Xavier da Cunha

“Este ano, o lanche nos deu vários alimentos diferentes, gostosos e saudáveis. De todos eles, o que mais gostei foram os sanduíches e os sucos. Depois de tudo que aprendemos sobre ‘alimentação e saúde’, meu lanche será mais equilibrado, ainda com os deliciosos sanduíches”. Joana Brandão Zeller

“Esse novo lanche que a escola está oferecendo está me ajudando a experimentar coisas novas, tipo o melão, que eu não gostava e quando experimentei adorei! Agora fico com mais energia para comer”. Rogério Delfino Alves Júnior

“No começo, achamos o lanche estranho e saudável demais para o que estávamos acostumados. Mas depois que estudamos saúde e alimentação, percebemos que uma alimentação saudável faz bem, e acabamos nos acostumando.” Helena Castelo Zilberstejn, Ana Laura Appy, Julia Moutinho Ramalho Pinto, Luiz Felipe Ganeff Tavares

“O lanche é saudável, nos faz conhecer novas comidas. Temos mais consciência do que estamos comendo, e assim, provavelmente, comeremos alimentos mais saudáveis.” Marcelo Lui Beck, Luíza Alegre Caballero, Rafael Rodrigues Simões, Ariel Schreiber Dines

“Eu gostei de experimentar coisas novas, como frutas, pães, cereais e sucos, e também ter aprendido como fazer uma refeição balanceada com tudo equilibrado (com proteína, regulador, construtor e energético).” Ana Luiza F. Tinoco

Catálogo traz resenhas e indicações literárias das crianças


Os alunos das sete salas do 1º ano do Ensino Fundamental produziram um belíssimo catálogo de indicações literárias, fruto do trabalho realizado na área de Língua Portuguesa.

Inicialmente, cada grupo fez uma seleção de seus livros preferidos, a partir do repertório construído em suas experiências de leitura. Após ler diversas resenhas, levantar características desse texto e de seu propósito, cada grupo produziu uma resenha coletiva, tendo a professora como escriba. Num segundo momento, a partir desta referência comum, aliada aos procedimentos de indicação vividos nas rodas de biblioteca, as crianças se reuniram em subgrupos para elaborar resenhas para os livros selecionados.

Confira o resultado neste link.
 

destaques

prev
next

Calendário 2º semestre de 2017

Estão disponíveis os calendários do 2º semestre de 2017 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Revista Ler: Brasil Literário

A nova edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta um mapa literário com escritores relevantes de cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer os escritores selecionados e conferir as obras disponíveis em nossas bibliotecas. Boa leitura!

notícias

Integração, participação e homenagens
23 Out 2017
Os alunos do 3º ao 5º ano participaram, entre os dias 6 e 11 de outubro, da 37ª edição...
+
De volta ao palco
23 Out 2017
Na quarta-feira, dia 25 de outubro, às 20h30, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentará...
+
Festivera 2017: criação e interpretação
20 Out 2017
“O que vocês verão aqui hoje é um espetáculo”, anunciou Ana Bergamin,...
+
“Cultura é uma coisa que a gente aprende”
20 Out 2017
O comentário, feito por uma aluna do 2º ano, revela um pouco do que foi vivido pelas turmas...
+
As memórias do Jorge e outras histórias
18 Out 2017
Budé e a professora que levou um tiro no pé; O pedido de casamento; Mais um são-paulino...
+
No mundo do jornalismo
17 Out 2017
Como é o dia a dia de um jornalista? E a rotina dentro de uma redação? Para responder...
+
Folclore brasileiro na Cia. dos Bichos
16 Out 2017
Quarta-feira, 4 de outubro, foi dia de passeio para as crianças do G4. As seis turmas se dividiram...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos