Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Trajetória 2010 - 1º Semestre

Nesta seção do site você tem a oportunidade de percorrer conosco um caminho de conquistas e aprendizados trilhado por alunos e professores da Escola.

O final do primeiro semestre anuncia uma breve pausa no caminho rumo à conclusão do ano. Neste momento, compartilhamos com vocês alguns acontecimentos significativos do período para toda a comunidade escolar.

Vocês estão convidados a navegar pelo informativo e registrar suas impressões.  

Seminário Momentos reúne professores de toda a Escola


O ano de 2010 começou com a participação intensa de todos os educadores da Escola Vera Cruz no Seminário Momentos 2009 – conhecer para se reconhecer. O objetivo do evento foi socializar os saberes construídos nas diversas etapas da Educação Básica da Escola.

Os relatos de práticas dos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio versaram sobre diferentes aspectos do cotidiano escolar e foram ouvidos por uma platéia de aproximadamente 250 educadores atentos e interessados.

A programação foi intensa e ocupou um dia inteiro de atividades, distribuídas da seguinte forma:

. Educação Infantil
A dimensão estética na aprendizagem: descobrindo misturas e marcas

. Ensino Fundamental 1
A dimensão estética na aprendizagem: um olhar para a Matemática

. Ensino Fundamental 2
Aula livre é...

. Ensino Fundamental 3
Animando a figura humana

. Inglês 
Ciências e temas transversais no ensino-aprendizagem de inglês Shop or not to shop? That's the question!

. Ensino Médio
Projeto Jovem FEI

. Ensino Médio e Ensino Fundamental 3
1ª Olimpíada de História do Brasil da Unicamp

Alunos do EM são finalistas no FEBRACE 2010


A Escola Politécnica da USP realizou, entre os dias 9 e 11 de março, a Mostra de Projetos da 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento reúne estudantes e professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país.

A mostra deste ano reuniu projetos das áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais, biológicas, da saúde e agrárias. Os alunos Clara Moraes Americano Grillo, Gustavo Tochiro Oda Ochiai e Natalie Adler Piepszyk do Ensino Médio Vera Cruz foram selecionados como finalistas com o projeto “Formulação de gasolina”, que foi desenvolvido em parceria com a FEI.

A pesquisa visava formular uma gasolina aditivada de acordo com os parâmetros definidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Além disso, esse combustível deveria conferir alto desempenho e autonomia a um motor que equipava um veículo motorizado desenvolvido por outro grupo de pesquisa da escola, também em parceria com a FEI.

Pais e alunos do G5 convivem, brincam e aprendem juntos


Em abril, pais, alunos e equipe do G5 encontraram-se para se divertir e conhecer mais de perto como é o dia a dia das crianças. Os alunos foram os grandes anfitriões do evento e compartilharam com os pais algumas atividades do cotidiano escolar escolhidas por elas e seus professores.

O encontro começou com uma grande Atividade Diversificada. Sempre juntos, pais e filhos modelaram argila, pintaram, jogaram, leram, participaram de atividades de expressão corporal, passaram pela ponte de cordas e brincaram em caixas de areia, com miniaturas e sementes.

Animados, todos participaram de um delicioso lanche coletivo e, em seguida, cada classe participou de propostas específicas coordenadas pelas professoras.

Encontros de Leitura atua em nova creche


Encontros de leitura é o projeto de formação de voluntários do Ensino Fundamental 3, no qual os alunos atuam como mediadores de leitura em creches.

Com o fechamento da Creche Mãe Querida, em que nossos alunos atuaram até 2009, educadores que apóiam e acompanham a formação dos alunos voluntários saíram em busca de novos parceiros interessados em receber o projeto.

Desde março, alunos e alunas do 7º e 9º ano passaram a atuar em duas creches conveniadas próximas à escola: Maria de Nazaré, que atende 58 crianças de 0 a 5 anos, e Casa da Pequena Ivete, que atende 60 crianças da mesma faixa etária.

Nossos alunos planejam, preparam e ensaiam histórias para contar a 20 crianças em cada creche, utilizando recursos variados. Na primeira, são pequenos de 2 anos e na segunda, com idade entre 3 e 4 anos. No retorno, os alunos avaliam sua atuação e elencam questões para tratar com as crianças.

Visite os sites das creches atendidas
www.casadapequenaivete.com.br/
www.vicentedecaria.com.br/unidades.htm

Meio ambiente em pauta


Alinhado à preocupação mundial com a preservação de nosso planeta, o Ensino Fundamental tem se engajado com movimentos que promovem o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. No primeiro semestre, foram dois os projetos que contaram com a adesão da Escola: Hora do Planeta e Recarga Verde.

A Hora do Planeta é um movimento de alerta contra o aquecimento global, iniciativa da Rede WWF (Wold Wide Fundation). Propõe que as cidades e as pessoas desliguem as luzes dos monumentos mais conhecidos e nas maiores construções para mostrar a preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental.

Em 2010, o dia escolhido para a ação mundial foi 27 de março, e o Brasil, que participa oficialmente do evento desde o ano passado, apagou as luzes de 145 monumentos e locais públicos neste ano. As luzes da Escola Vera Cruz também ficaram apagadas neste dia!

Já o projeto Recarga Verde tem por objetivo mobilizar alunos, educadores e famílias na coleta de pilhas e baterias, e estimulá-los a desenvolver atitudes sustentáveis.

As pilhas e baterias contêm metais pesados em sua composição e seu descarte em lixões e aterros pode contaminar o solo, causando diversos malefícios à saúde, pois esses metais têm efeito cumulativo no meio ambiente.

As escolas que participam da campanha receberam minicoletores e displays para a arrecadação de pilhas, baterias e outros eletrônicos, que serão encaminhados para reprocessamento químico certificado.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi divulgada a soma final de todo material arrecadado, e a Escola Vera Cruz conseguiu contribuir com 89 kg!

Saiba mais em www.horadoplaneta.org.br e http://www.recargaverde.com.br/

MAM recebe visita de alunos do 5º ano


Durante o mês de maio, o 5º ano visitou o Museu de Arte Moderna para conhecer mais de perto Flávio de Carvalho (1899-1973), artista brasileiro que enveredou por distintas linguagens artísticas, como arquitetura, pintura, escultura, performance, happening, cenografia, figurino e teatro.

A cada ano, a equipe de Arte escolhe um artista para aprofundamento com os alunos. Em 2010, Cintia Valente, professora, e Suca Mazzamati, assessora da área, optaram por Flávio de Carvalho.

Antes da visita, Cintia contextualizou o artista - o momento histórico em que viveu, suas amizades e algumas de suas produções.

Na visita ao MAM, os alunos entraram em contato direto com algumas obras e projetos de Flávio de Carvalho, estudando mais a fundo sua produção. Por fim, participaram de uma oficina de figurino no ateliê do MAM.

Diversidade e cidadania em foco nos projetos do Inglês


O final do semestre no Inglês foi marcado pela apresentação de projetos que envolveram intensamente os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O projeto Beyond English, desenvolvido com os alunos do 5º ao 9º ano, abordou valores como tolerância e solidariedade, e ganhou o nome de Making a difference.

Discussões em sala de aula, pesquisas e compreensão de letras de canções serviram como aquecimento para que os alunos criassem posters, slides, vídeos e até uma revista. Uma Exhibition com visita monitorada foi organizada e propiciou a socialização das produções.

A participação no projeto Beyond English enriqueceu o aprendizado da língua, ampliou conhecimentos sobre a atualidade e ofereceu a oportunidade para os adolescentes pensarem no seu papel atual de alunos e de futuro cidadãos.

Clique aqui e veja alguns destes trabalhos

Já o English Project, vivenciado pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio, levou em conta não somente a produção de inglês, mas a capacidade que cada grupo tem para comunicar suas ideias.

A partir do olhar crítico e sensível para a diversidade na nossa cidade, diversity e city respectivamente em inglês, criaram a palavra DiverCsity, tema que também intitulou o projeto.

O projeto contou com pesquisas e dramatizações realizadas em inglês para que os grupos de alunos pudessem definir e produzir o texto final do sketch. Então, dedicaram-se aos ensaios e à memorização das falas, que incluiu o aperfeiçoamento de pronúncia e correta entonação das sentenças.

Todos os agrupamentos de 1º ano apresentaram seus sketches, mostrando o comprometimento de cada aluno envolvido no processo. Os títulos dos sketches foram muito criativos:

. Babel Supermarket
. A Day in Vila Madalena,
. Do you really know São Paulo?
. Safe! Where?!?
. Many Faces of a Day in São Paulo
. Opening your fields to be…
. Football Split
. Just like any other day
. Quizz Show!!
. São Paulo Living Museum.

Após as apresentações, os alunos realizaram uma autoavaliação onde puderam refletir sobre o projeto.

São Luiz do Paraitinga envolve alunos em sua tradição cultural


No começo de junho, representantes da Associação dos Amigos para Reconstrução e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luiz do Paraitinga estiveram nos Ensinos Fundamental e Médio para uma “conversa musicada”.

Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer a história da cidade e o trabalho da entidade, criada em janeiro de 2010 para atuar na reconstrução da cidade, devastada por uma violenta enchente nos primeiros dias do ano. Os alunos também participaram animadamente de uma bela cantoria, com os músicos Nhô e Galvão Frade, que ofereceram uma mostra das belas tradições caipiras paulistas, cultivadas com dedicação e orgulho por seus moradores.

Os alunos do Ensino Médio, por sua vez, receberam o artista plástico, poeta e contador de histórias Benito Campos e um grupo de artistas, entre eles a cantora Suzana Salles e o músico Galvão Frade. Nesse encontro, foi apresentado o personagem Juca Teles, criado por Benito Campos e que dá nome a um bloco de São Luiz do Paraitinga, do qual ele é um dos criadores e atual presidente.

Os alunos se divertiram muito e dançaram ao som de marchinhas carnavalescas cantadas pelos músicos do bloco, uma tradição na cidade de São Luiz do Paraitinga, que este ano não pode apresentar-se na cidade, devido à catástrofe vivida.

A parceria da Escola com a comunidade de São Luiz do Paraitinga não é recente. Desde 2003, alunos do Ensino Médio desenvolvem trabalhos com artistas da cidade e grande parte da decoração da nossa festa junina foi criada com a participação deles. Este ano, a parceria foi estendida à AMI São Luiz, Associação dos Amigos para a Recuperação e Preservação do Patrimônio Histórico de São Luiz do Paraitinga, criada em janeiro de 2010 para atuar na recuperação da cidade.

Durante o Grande Arraial Vera Cruz, realizado no dia 19 de junho, representantes da AMI São Luiz estiveram em uma barraca contando um pouco da história da cidade e mostrando como participar da reconstrução da cidade. Após o evento, enviaram a carta de agradecimento abaixo.

Para conhecer a associação, acesse www.amisaoluiz.org.br.

Clique aqui e leia a carta enviada pela associação.

Lembranças de família sensibilizam crianças da Educação Infantil


“As narrativas têm sido a forma pela qual temos introduzido as crianças na cultura. É com esse caráter de transmissão, paixão e emoção que queremos envolver as crianças, as famílias e a equipe. Narrativas que expressem a riqueza e o valor da diversidade”. Essa foi a resposta da equipe da Educação Infantil à questão: como apresentar a Festa Junina às crianças de forma significativa?

Os familiares de todos os alunos foram convidados a contribuir com suas lembranças sensíveis, que povoaram o interior da Casa da Memória, construída logo na entrada da escola e visitada cotidianamente pelas crianças. A Casa tem suas paredes revestidas por belas imagens do livro “O divino em festa - São Luiz do Paraitinga”, gentilmente cedidas por Nana Vieira.

Diante da Casa da Memória, as crianças participaram da montagem da tulha - terreno usado para secar frutos após a colheita – que mostra o que elas colheram a respeito das festividades juninas.
 

destaques

notícias

Últimos preparativos para a Ilha do Cardoso
18 Ago 2017
Na terça-feira, dia 15 de agosto, os alunos das quatro turmas do 8º ano receberam a professora...
+
Resultados do trabalho de campo em Araraquara
18 Ago 2017
Na sexta-feira, 11 de agosto, os alunos da 2ª série apresentaram os trabalhos de finalização...
+
Muito além da alfabetização
24 Jul 2017
Para Eloisa Ponzio, coordenadora do ciclo de 3º a 5º ano da Escola Vera Cruz, o contato com...
+
Por eles e para eles
12 Jul 2017
Da decoração da Escola à definição das brincadeiras e organização...
+
Uma viagem ao mundo grego
05 Jul 2017
Como parte dos estudos sobre a Antiguidade, os alunos do 7º ano visitaram a exposição...
+
Mistérios do poço azul
04 Jul 2017
Na quinta-feira, dia 29 de junho, os alunos do 6º ano receberam o mergulhador e documentarista...
+
Novos contos para os avós contarem
03 Jul 2017
O pátio e a biblioteca do Verão ficaram repletos de avós e netos na tarde de terça-feira,...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos