Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Além dos muros da Escola

A Escola Vera Cruz tem construído projetos que criam novas parcerias de ensino-aprendizagem, a partir e para além da sala de aula, direcionando o olhar da escola para além de seus muros.

 Esses projetos têm a marca da intencionalidade da relação entre ensinar e aprender, e concretiza para cada aprendente a sua função de ensinar e para cada ensinante, a consciência do aprender. 



Os princípios da cooperação, respeito pela individualidade, valorização da diferenças, busca do bem comum presentes nas atividades diárias de sala de aula, alimentam e são alimentados pelo desenvolvimento de trabalhos voluntários que se fortalecem cada vez mais, gerando novos projetos e novas parcerias.

Entre os projetos permanentes de ação comunitária da Escola estão o Ilha de Vera Cruz e o Encontros de leitura.

Ao longo do ano letivo, a Escola estabelece outras parcerias e realiza projetos pontuais com diversos grupos e instituições. Conheça alguns parceiros atuais ou que já desenvolveram trabalhos com a Escola.

Rede Vagalume

O intercâmbio cultural entre adolescentes de São Paulo e da Amazônia, também conhecido como Programa Rede, contribui para ampliação do olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de  comunidades rurais da Amazônia Legal para a complexidade da realidade brasileira,  suas diversas culturas e relações com o meio ambiente. 

A Vaga Lume nasceu em 2001, fruto da curiosidade pelo Brasil. Iniciada a partir de um projeto piloto em municípios do Estado do Pará, completando sua primeira etapa em 2002, com alto índice de aprovação.

Diferentemente de expedições de caráter exploratório ou científico, a proposta era a troca de conhecimento entre a equipe e a população rural da Amazônia Legal: a equipe propunha-se a aprender sobre a vida dos habitantes da Amazônia e deixar aos seus interlocutores uma contribuição.

Esta contribuição chegaria na forma de um pequeno conjunto para criação de uma biblioteca, composto por uma estante recheada de livros de literatura e acompanhada de uma Formação de Mediadores de Leitura. O conhecimento, historicamente associado à ideia de “luz” era o motor deste projeto, que por analogia recebeu o nome de Vaga Lume.

Com foco na brasilidade, na curiosidade por este país continental e sua gente, a Vaga Lume escolheu a Amazônia Legal, composta pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão, como área de atuação.

O intercâmbio cultural entre adolescentes de São Paulo e da Amazônia, também conhecido como Programa Rede, contribui para ampliação do olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de  comunidades rurais da Amazônia Legal para a complexidade da realidade brasileira,  suas diversas culturas e relações com o meio ambiente.

A Rede ficou em 4º lugar no Prêmio Inovação Intercultural, promovido pela Aliança das Civilizações  (UNAOC), e pelo Grupo BMW, entre 400 inscritos de 70 países. O enfoque em destaque foi a questão da interculturalidade e da aproximação das culturas promovidas pelo Programa.

 

OCA


A OCA - Associação Aldeia de Carapicuíba é uma ONG que desenvolve atividades com crianças, jovens e adultos, na periferia do Município de Carapicuíba dentro do Projeto Ecológico e Cultural da Aldeia de Carapicuíba.

Desde o seu início a AUI – Associação Universitária Interamericana, mantenedora da Escola Vera Cruz - é parceira constante na criação e manutenção do Centro de Referência da Cultura Brasileira, através de uma contribuição financeira que garante o pagamento dos salários dos profissionais que estão em contato direto com as 150 crianças que freqüentam o projeto.

As crianças em sua maioria são filhos de brasileiros que imigraram para São Paulo vindos do Norte, Sul, Leste e Oeste do país, portadores de uma vitalidade própria, aguardando apenas um chão acolhedor para que possam expressar 
sua identidade.

O reencontro com as raízes culturais, através da dança, da música, do teatro, das artes e artesanais como meios de informação e formação, foi o recurso adotado na OCA para o resgate da espontaneidade e autoestima, despertando nas crianças e nos jovens uma força reorganizadora e reintegradora das dimensões física, emocional, mental 
e espiritual. 

O Fazer Brincante é a linguagem desse grupo de jovens que hoje se apresentam em escolas, praças, parques e teatros, sinalizando com seu colorido, seu ritmo e sua alegria, o conceito de cidadania como um gesto histórico que reúne corpo e alma.

O projeto vem cumprindo seus objetivos de formação do "Educador Brincante", encaminhando seus jovens alunos para uma inserção profissional, mantendo seus primeiros vínculos empregatícios em creches e escolas públicas e privadas.

Veja algumas notícias sobre a OCA:

Para saber mais sobre a OCA, visite o site.

Instituto Acaia

Nova parceria, novas aprendizagens. No contato com os professores e alunos do ACAIA, nossos professores e alunos aprendem sentindo, partilhando, vivendo. 

Para comemorar os 46 anos do Vera Cruz, em 2009, a Escola estabeleceu uma parceria com o Instituto Acaia. Fundado no início de 2001, desde 1997 o Acaia já vinha se ocupando das crianças de famílias que vivem no entorno do CEAGESP, em duas favelas - ”da Linha” e “do Nove”-, e em Cingapuras. 

O Instituto abriga três departamentos: o Ateliê, o Centro de Estudar Acaia Sagarana e o Acaia Pantanal que visam “propiciar a esta população, tão exposta à desagregação, uma estruturação que lhe permita integrar a escola e a sociedade para lá crescerem e terem seu lugar de cidadãos”.

O Ateliê atende diariamente crianças e jovens que têm à sua disposição diversas oficinas. Aos pais e mães, à noite oferece espaço e ambiente para marcenaria, costura e bordado. O Centro de Estudar atende jovens do Ensino Médio de escolas estaduais, oferecendo a oportunidade de conquistar uma vaga nas universidades públicas. A partir de 2007, sua filial, o Acaia Pantanal, passou a atuar na região da Serra do Molar, em Corumbá (MS), desenvolvendo projetos educacionais destinados a crianças, adolescentes e adultos.

Para conhecer os primeiros frutos dessa parceria, acesse a publicação criada a partir do Boletim Feito por Nós, desenvolvido no período do aniversário do Vera Cruz para possibilitar o acompanhamento periódico das atividades desenvolvidas por alunos, professores e profissionais do Vera para a tradicional quermesse “Feito por nós”.


 

 

destaques

prev
next

Calendário 2º semestre de 2017

Estão disponíveis os calendários do 2º semestre de 2017 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Revista Ler: Brasil Literário

A nova edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta um mapa literário com escritores relevantes de cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer os escritores selecionados e conferir as obras disponíveis em nossas bibliotecas. Boa leitura!

notícias

Integração, participação e homenagens
23 Out 2017
Os alunos do 3º ao 5º ano participaram, entre os dias 6 e 11 de outubro, da 37ª edição...
+
De volta ao palco
23 Out 2017
Na quarta-feira, dia 25 de outubro, às 20h30, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentará...
+
Festivera 2017: criação e interpretação
20 Out 2017
“O que vocês verão aqui hoje é um espetáculo”, anunciou Ana Bergamin,...
+
“Cultura é uma coisa que a gente aprende”
20 Out 2017
O comentário, feito por uma aluna do 2º ano, revela um pouco do que foi vivido pelas turmas...
+
As memórias do Jorge e outras histórias
18 Out 2017
Budé e a professora que levou um tiro no pé; O pedido de casamento; Mais um são-paulino...
+
No mundo do jornalismo
17 Out 2017
Como é o dia a dia de um jornalista? E a rotina dentro de uma redação? Para responder...
+
Folclore brasileiro na Cia. dos Bichos
16 Out 2017
Quarta-feira, 4 de outubro, foi dia de passeio para as crianças do G4. As seis turmas se dividiram...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 23, 24 e 26 de janeiro : Venda presencial de material e uniforme
  • 1º de abril  :  Escola Aberta – 6º ano
  • 8 de abril : Simulado
  • 13 de maio : Manhã de Brincadeiras – 3º ano 
  • 24 a 26 de maio : Acampamento – 4º ano
  • 27/5 a 1º de junho :  Estudo do Meio – 9º ano
  • 31/5 a 2 de junho : Estudo do Meio – 6º ano
  • 3 de junho : Sábado de Atividades – G5 
  • 10 de junho : Grande Arraial Vera Cruz
  • 24 de junho : Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 25 de junho : Festa Junina – G1 ao G4
  • 29 de junho : Festa Junina – 3º ao 5º ano 
comunidades da Escola Vera Cruz

alunos