Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Além dos muros da Escola

A Escola Vera Cruz tem construído projetos que criam novas parcerias de ensino-aprendizagem, a partir e para além da sala de aula, direcionando o olhar da escola para além de seus muros.

 Esses projetos têm a marca da intencionalidade da relação entre ensinar e aprender, e concretiza para cada aprendente a sua função de ensinar e para cada ensinante, a consciência do aprender. 



Os princípios da cooperação, respeito pela individualidade, valorização da diferenças, busca do bem comum presentes nas atividades diárias de sala de aula, alimentam e são alimentados pelo desenvolvimento de trabalhos voluntários que se fortalecem cada vez mais, gerando novos projetos e novas parcerias.

Entre os projetos permanentes de ação comunitária da Escola estão o Ilha de Vera Cruz e o Encontros de leitura.

Ao longo do ano letivo, a Escola estabelece outras parcerias e realiza projetos pontuais com diversos grupos e instituições. Conheça alguns parceiros atuais ou que já desenvolveram trabalhos com a Escola.

Rede Vagalume

O intercâmbio cultural entre adolescentes de São Paulo e da Amazônia, também conhecido como Programa Rede, contribui para ampliação do olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de  comunidades rurais da Amazônia Legal para a complexidade da realidade brasileira,  suas diversas culturas e relações com o meio ambiente. 

A Vaga Lume nasceu em 2001, fruto da curiosidade pelo Brasil. Iniciada a partir de um projeto piloto em municípios do Estado do Pará, completando sua primeira etapa em 2002, com alto índice de aprovação.

Diferentemente de expedições de caráter exploratório ou científico, a proposta era a troca de conhecimento entre a equipe e a população rural da Amazônia Legal: a equipe propunha-se a aprender sobre a vida dos habitantes da Amazônia e deixar aos seus interlocutores uma contribuição.

Esta contribuição chegaria na forma de um pequeno conjunto para criação de uma biblioteca, composto por uma estante recheada de livros de literatura e acompanhada de uma Formação de Mediadores de Leitura. O conhecimento, historicamente associado à ideia de “luz” era o motor deste projeto, que por analogia recebeu o nome de Vaga Lume.

Com foco na brasilidade, na curiosidade por este país continental e sua gente, a Vaga Lume escolheu a Amazônia Legal, composta pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão, como área de atuação.

O intercâmbio cultural entre adolescentes de São Paulo e da Amazônia, também conhecido como Programa Rede, contribui para ampliação do olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de  comunidades rurais da Amazônia Legal para a complexidade da realidade brasileira,  suas diversas culturas e relações com o meio ambiente.

A Rede ficou em 4º lugar no Prêmio Inovação Intercultural, promovido pela Aliança das Civilizações  (UNAOC), e pelo Grupo BMW, entre 400 inscritos de 70 países. O enfoque em destaque foi a questão da interculturalidade e da aproximação das culturas promovidas pelo Programa.

 

OCA


A OCA - Associação Aldeia de Carapicuíba é uma ONG que desenvolve atividades com crianças, jovens e adultos, na periferia do Município de Carapicuíba dentro do Projeto Ecológico e Cultural da Aldeia de Carapicuíba.

Desde o seu início a AUI – Associação Universitária Interamericana, mantenedora da Escola Vera Cruz - é parceira constante na criação e manutenção do Centro de Referência da Cultura Brasileira, através de uma contribuição financeira que garante o pagamento dos salários dos profissionais que estão em contato direto com as 150 crianças que freqüentam o projeto.

As crianças em sua maioria são filhos de brasileiros que imigraram para São Paulo vindos do Norte, Sul, Leste e Oeste do país, portadores de uma vitalidade própria, aguardando apenas um chão acolhedor para que possam expressar 
sua identidade.

O reencontro com as raízes culturais, através da dança, da música, do teatro, das artes e artesanais como meios de informação e formação, foi o recurso adotado na OCA para o resgate da espontaneidade e autoestima, despertando nas crianças e nos jovens uma força reorganizadora e reintegradora das dimensões física, emocional, mental 
e espiritual. 

O Fazer Brincante é a linguagem desse grupo de jovens que hoje se apresentam em escolas, praças, parques e teatros, sinalizando com seu colorido, seu ritmo e sua alegria, o conceito de cidadania como um gesto histórico que reúne corpo e alma.

O projeto vem cumprindo seus objetivos de formação do "Educador Brincante", encaminhando seus jovens alunos para uma inserção profissional, mantendo seus primeiros vínculos empregatícios em creches e escolas públicas e privadas.

Veja algumas notícias sobre a OCA:

Para saber mais sobre a OCA, visite o site.

Instituto Acaia

Nova parceria, novas aprendizagens. No contato com os professores e alunos do ACAIA, nossos professores e alunos aprendem sentindo, partilhando, vivendo. 

Para comemorar os 46 anos do Vera Cruz, em 2009, a Escola estabeleceu uma parceria com o Instituto Acaia. Fundado no início de 2001, desde 1997 o Acaia já vinha se ocupando das crianças de famílias que vivem no entorno do CEAGESP, em duas favelas - ”da Linha” e “do Nove”-, e em Cingapuras. 

O Instituto abriga três departamentos: o Ateliê, o Centro de Estudar Acaia Sagarana e o Acaia Pantanal que visam “propiciar a esta população, tão exposta à desagregação, uma estruturação que lhe permita integrar a escola e a sociedade para lá crescerem e terem seu lugar de cidadãos”.

O Ateliê atende diariamente crianças e jovens que têm à sua disposição diversas oficinas. Aos pais e mães, à noite oferece espaço e ambiente para marcenaria, costura e bordado. O Centro de Estudar atende jovens do Ensino Médio de escolas estaduais, oferecendo a oportunidade de conquistar uma vaga nas universidades públicas. A partir de 2007, sua filial, o Acaia Pantanal, passou a atuar na região da Serra do Molar, em Corumbá (MS), desenvolvendo projetos educacionais destinados a crianças, adolescentes e adultos.

Para conhecer os primeiros frutos dessa parceria, acesse a publicação criada a partir do Boletim Feito por Nós, desenvolvido no período do aniversário do Vera Cruz para possibilitar o acompanhamento periódico das atividades desenvolvidas por alunos, professores e profissionais do Vera para a tradicional quermesse “Feito por nós”.


 

 

destaques

prev
next

A vez dos vilões

A 10ª edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta grandes vilões da literatura universal presentes no acervo do Vera. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Acolhimento como ética da aprendizagem
20 Abr 2018
Quando nos sentimos acolhidos, estamos disponíveis para nossos movimentos de brincadeira, indagação,...
+
A Leitura Está em Perigo?
13 Abr 2018
Esse foi o título de um dos fóruns do Congresso Internacional de Leitura 2018, realizado...
+
Parabéns aos nossos universitários!
02 Abr 2018
A cada início de ano, recebemos as boas notícias trazidas por nossos ex-alunos do Ensino...
+
O espetáculo vai começar: Extremismo
26 Mar 2018
Na segunda feira, 19 de março, o grupo de teatro do Ensino Médio apresentou a peça...
+
Como a arte representa a vida?
22 Mar 2018
Na quinta feira, 15 de março, os alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram...
+
Aquecimento para o vestibular
21 Mar 2018
No sábado, 17 de março, 130 alunos da 2a e 3a série do Ensino Médio realizaram...
+
No universo da Física de Partículas
19 Mar 2018
Como o desafio de entender a estrutura fundamental da matéria, um grupo de estudantes da 2ª...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 14/03: Reunião de pais – 5º ano B e C
  • 15/03: Reunião de pais – 4º ano A
  • 19/03: Reunião de pais – 9º ano
  • 21/03: Reunião de pais – 4º ano D e E
  • 22/03: Reunião de pais – 5º ano A e D
  • 26/03: Reunião de pais – 3º ano C
  • 26/03: Reunião de pais – 8º ano
  • 28/03: Reunião de pais – 4º ano B e C
  • 28/03: Reunião de pais – 3º ano B
  • 04/04: Reunião de pais – 5º ano E e F
  • 04/04: Reunião de pais – 4º ano F
  • 05/04: Reunião de pais – 3º ano E
  • 07/04: Reunião de pais – 1ª série do EM
  • 09/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Campello e Julia)
  • 11/04: Reunião de pais – 3º ano A
  • 12/04: Reunião de pais – 3º ano F
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Ana Rosa e Taís)
  • 12/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Cristiana e Andrea)
  • 14/04: Reunião de pais – 2ª série do EM
  • 14/04: Escola Aberta – 6º ano
  • 16/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila Capato e Julia Maria)
  • 16/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Silvia e Isabel)
  • 16/04: Reunião de pais – 6º ano A
  • 16/04: Reunião de pais – 7º ano A
  • 18/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Célia e Bianca)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Claudia e Teresa)
  • 18/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Flavia e Debora)
  • 18/04: Reunião de pais – 6º ano B
  • 18/04: Reunião de pais – 7º ano B
  • 19/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Andrea e Fernanda)
  • 19/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mayra e Mariana A.)
  • 19/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Beth e Mariana L.)
  • 19/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Daniela e Juliana)
  • 23/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Ana Paula (Paulete) e Mariana)
  • 23/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Andrea e Manuela) 
  • 23/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Karina e Marina (Nina))
  • 23/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Helena e Bianca)
  • 23/04: Reunião de pais – 6º ano C
  • 23/04: Reunião de pais – 7º ano C
  • 25/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Mariah e Thaisy)
  • 25/04: Reunião de pais – G3 (Marina (Mi) e Priscila)
  • 25/04: Reunião de pais – G4 (Adriana (Nana) e Sofia)
  • 25/04: Reunião de pais 2º ano (Turma da Mirtes e Adriana)
  • 25/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Luiza e Camila)
  • 25/04: Reunião de pais – 6º ano D
  • 25/04: Reunião de pais – 7º ano D
  • 26/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Silvia Zerbini e Ana Paula)
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Vanessa e Adriana (Nana))
  • 26/04: Reunião de pais – G4 (Turma do André e Tânia)
  • 26/04: Reunião de pais 1º ano (Turma da Julia e Leticia)
  • 26/04: Reunião de pais – 3º ano D
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Macul e Catarina)
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Palos e Tatiana)
  • 02/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Thais e Mildre)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Claudia e Mariana)
  • 02/05: Reunião de pais 1º ano (Turma da Andrea e Paula)
  • 02/05: Reunião de pais – 6º ano E
  • 02/05: Reunião de pais – 7º ano E
  • 03/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Juliana e Mariah) 
  • 03/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Cintia e Mildre)
  • 03/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Renata e Amanda)
  • 07/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Patrícia e Luara) 
  • 07/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Fátima e Flávia)
  • 07/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Viviane e Sofia)
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Fernanda e Ana Paula) 
  • 09/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Mariana e Daniela) 
  • 09/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Simone e Nathália)
  • 10/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Anielle e Beatriz)