Textos expositivos

Por que devemos dormir em total escuridão?

Muitas pessoas preferem dormir com abajures ou eletrônicos ligados. Mas muitos de vocês não pensaram o que isso prejudicaria. Pesquisamos e vamos informar o que isso prejudica.

Você sabe o que as luzes eletrônicas causam? Bom, vamos explicar. Quando dormirmos com luzes ligadas, o nosso dia não é bom. A metade do nosso cérebro não descansa porque ele não produz melatonina, isso é um hormônio produzido pelo nosso cérebro quando estamos no escuro e num momento calmo. Esse hormônio é importante porque causa sono.

Melatonina

Melatonina

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono.

Em humanos, a melatonina é responsável por regular o sono, ou seja, quando os níveis de melatonina do organismo aumentam, eles nos ajudam a dormir melhor. Por isso, é importante eliminar do ambiente qualquer fonte de som, luz, aroma ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos.

Para quem tem medo do escuro ou prefere dormir no claro, poderá usar um abajur pequeno e colorido ou deixar a luz do corredor acesa e a porta um pouco aberta.

Se não produzirmos melatonina podemos ficar muito doentes, por exemplo, podemos desenvolver câncer de mama, diabetes e gordura corporal.

Agora você já deve ter percebido e aprendido que não podemos (de jeito nenhum!) dormir com luzes acesas no quarto.

Fonte: www. hypescience.com.br

Fonte da imagem: http://paginabrazil.com/wp-content/uploads/2015/07/melatonina.jpg

24 comentários

Vó Nina

Sem saber dessa pesquisa que vocês fizeram, eu dormia sempre de luz apagada. Agora, mais ainda, vou seguir o conselho de vocês. Parabéns a esse pequeno grupo que é profundo em pesquisas. Continuem assim!

Reply
Nina John Salgado

Eu adorei o texto, mas acho que no primeiro parágrafo vocês repetiram as palavras na frase “mas muitos de vocês não pensaram no que isso prejudicaria.Pesquisamos e vamos informar o que isso prejudica”. Mas o resto do texto eu achei genial e também aprendi muita coisa com ele!

Reply
Valentina Cozzolino

Nina, eu também achei isso mas só percebi depois. Mas obrigada por ter falado bem do nosso texto ‼️

Reply
Maria Mendes Demartini Araujo 4 ano A

Uou que daora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply
Tatiana Filinto

Fiquei feliz e impressionada com a qualidade do texto e das informações fornecidas. Faz a gente pensar! Parabéns. Beijo

Reply

Comentários são bem vindos!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *