O mundo dos livros

Universidade disponibiliza acervo online com 2500 livros sobre África e Oriente

A biblioteca digital da Universidade de Aveiro já permite ler através da internet obras digitalizadas de Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. O Portal das Memórias de África e do Oriente é um projeto da Fundação Portugal-África desenvolvido e mantido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro… continue a ler »

Ensaio mostra barragens de Minas Gerais do alto

Fotógrafa quer dar visibilidade e discutir efeitos das estruturas ao ambiente, às cidades e à saúde A fotógrafa Julia Pontés encontrou em seu estado natal a inspiração para a série “Paisagens Transitórias”, em 2015. Nela, registra do alto barragens de minérios.A ideia era mostrar aquilo que fica atrás dos morros, escondido da população. Em sua opinião, é… continue a ler »

Há 100 anos, Sobral pôs Einstein na história

Observação de eclipse no Brasil comprovou os postulados da Teoria da Relatividade Geral – Por Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo 25 de maio de 2019 | 15h35 RIO – Há cem anos, um grupo internacional de astrônomos conseguiu comprovar os postulados da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Superou quase dois séculos de física… continue a ler »

Chico Buarque é o novo ganhador do Prêmio Camões de literatura

Compositor é o primeiro músico a ser eleito pelo principal troféu literário da língua portuguesa – Por Maurício Meireles –  Chico Buarque é o novo vencedor do Camões, principal troféu literário da língua portuguesa, anunciou o júri na tarde desta terça-feira (21), após reunião na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Chico foi eleito por… continue a ler »

3 mil livros raros de acervo da Brasiliana agora estão on-line

Biblioteca da USP adota nova plataforma para facilitar acesso gratuito – até por celular e tablet – a 3 mil obras – por Leila Kiyomura – editora de cultura/Jornal da USP São 3 mil livros raros da coleção do casal Guita e José Mindlin à disposição dos leitores. Podem ser acessados pelo celular ou tablet… continue a ler »

Semana Especial – 1º trimestre 2019 – Trilhas…

  SEMANA DE ESTUDOS ESPECIAIS  –  TRILHAS LITERÁRIAS – DE 6 A 9 DE MAIO  – INDICAÇÕES DE LEITURA :  1984 – George Orwell     Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma… continue a ler »

Marc Ferrez – Instituto Moreira Salles

Principal fotógrafo brasileiro do século XIX, dono de uma obra que se equipara à dos maiores nomes da fotografia em todo o mundo, Marc Ferrez é o mais significativo fotógrafo do período no acervo do Instituto Moreira Salles. Preservados por seu neto, o pesquisador Gilberto Ferrez, os negativos de vidro e as tiragens produzidas pelo… continue a ler »

EXPOSIÇÃO : LUCIA MINDLIN LOEB “QUESTÕES DO DIA”

Questões do dia / LUCIA MINDLIN LOEB Curadoria: Denise Gadelha A partir de 16 de Fevereiro, a Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição Questões do dia,  individual de Lucia Mindlin Loeb, com curadoria de Denise Gadelha.  A mostra ocupará a sala 1 da galeria. A trajetória da artista reflete um pensamento cíclico, que procura resignificar… continue a ler »

Quais países são mais propensos a fazer guerras?

Cem anos após 1ª Guerra, vê-se que democracia e paz estão ligadas, mas relação é complexa Quando a 1.ª Guerra terminou, no dia 11 de novembro de 1918, David Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, disse no Parlamento: “Espero que possamos dizer que, nesta manhã decisiva, chegaram ao fim todas as guerras”. Cem anos depois, o… continue a ler »

Médico e ativista contra violência sexual ganham Nobel da Paz

O médico ginecologista congolês Denis Mukwege e a ativista yazidi Nadia Murad receberam o prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (5) por seu trabalho contra a violência sexual em ambientes de guerra.Mukwege, de 63 anos, tratou centenas de vítimas de estupro durante a guerra civil do Congo, onde comanda um hospital em Bukavu.Nadia Murad, 25, é parte da minoria Yazidi no… continue a ler »