O mundo dos livros

São João 2020: festa junina este ano, só virtual

Fonte: O Estado de S.Paulo, 02.jun.2020. Por Nathalia Molina e Levy Teles, Especiais para o Estado. Campina Grande adiou para outubro, mas a maior parte das cidades cancelou os festejos. No entanto, as lives juninas começam já esta semana.“No mês de junho tenho Deus por testemunho, com meu violão em punho, vou fazer meu São João.”… continue a ler »

Veja 50 bons livros para passar a quarentena

Fonte: Folha de S.Paulo. 11.maio.2020 Jornalistas da Folha indicam obras literárias e de não ficção que podem ajudar a suportar a pandemia. SÃO PAULO Ficar de quarentena em casa pode ser uma experiência bem penosa, mas a literatura abre algumas janelas de saída. A Folha reuniu jornalistas que cobrem livros para recomendar títulos que podem ajudar o… continue a ler »

Silêncio na cidade contribui para observar pássaros sem sair de casa

Fonte: Folha de S.Paulo. 13.abr.2020 Atividade pode ser feita em quintais ou janelas e diverte crianças e adultos. Enquanto estamos isolados em casa, as aves aproveitam para passear livremente pelas cidades. A diminuição do movimento nas ruas, consequência da quarentena, trouxe como benefício o silêncio, que favorece a identificação de diferentes cantos e sua possível… continue a ler »

Mapa online mostra livrarias abertas no Brasil durante pandemia do coronavírus

‘Estou farta de ler tantas notícias ruins sobre o setor’, diz criadora do catálogo virtual Fonte: Folha de S.Paulo. 2.abr.2020 Um mapa online criado pela gerente de vendas Beatriz Alves conecta leitores e livrarias físicas próximas em todo o Brasil. A ideia é mostrar quais lojas estão funcionando durante a quarentena causada pelo novo coronavírus.O mapa… continue a ler »

São Paulo no céu e no subsolo

Capital completou 466 anos. Descubra em números o que há nas alturas e no subterrâneo da cidade.  https://especiais.g1.globo.com/sp/sao-paulo/no-ceu-e-no-subsolo/

Universidade disponibiliza acervo online com 2500 livros sobre África e Oriente

A biblioteca digital da Universidade de Aveiro já permite ler através da internet obras digitalizadas de Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. O Portal das Memórias de África e do Oriente é um projeto da Fundação Portugal-África desenvolvido e mantido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro… continue a ler »

Ensaio mostra barragens de Minas Gerais do alto

Fotógrafa quer dar visibilidade e discutir efeitos das estruturas ao ambiente, às cidades e à saúde A fotógrafa Julia Pontés encontrou em seu estado natal a inspiração para a série “Paisagens Transitórias”, em 2015. Nela, registra do alto barragens de minérios.A ideia era mostrar aquilo que fica atrás dos morros, escondido da população. Em sua opinião, é… continue a ler »

Há 100 anos, Sobral pôs Einstein na história

Observação de eclipse no Brasil comprovou os postulados da Teoria da Relatividade Geral – Por Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo 25 de maio de 2019 | 15h35 RIO – Há cem anos, um grupo internacional de astrônomos conseguiu comprovar os postulados da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Superou quase dois séculos de física… continue a ler »

Chico Buarque é o novo ganhador do Prêmio Camões de literatura

Compositor é o primeiro músico a ser eleito pelo principal troféu literário da língua portuguesa – Por Maurício Meireles –  Chico Buarque é o novo vencedor do Camões, principal troféu literário da língua portuguesa, anunciou o júri na tarde desta terça-feira (21), após reunião na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Chico foi eleito por… continue a ler »

3 mil livros raros de acervo da Brasiliana agora estão on-line

Biblioteca da USP adota nova plataforma para facilitar acesso gratuito – até por celular e tablet – a 3 mil obras – por Leila Kiyomura – editora de cultura/Jornal da USP São 3 mil livros raros da coleção do casal Guita e José Mindlin à disposição dos leitores. Podem ser acessados pelo celular ou tablet… continue a ler »